XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

INTERVENÇÃO REALIZADA EM UMA MICROEMPRESA DO RAMO GRÁFICO NA CIDADE DE VÁRZE ALEGRE-CE

Evelinny Soares Batista1

Jônatas de Oliveira Martins2

Camila Brasileiro Bezerra Pereira3

Suelena Ferreira de Oliveira4

Introdução: É necessário entender a importância de uma empresa bem organizada para a sua manutenção no contexto de mercado atual, um mercado mais competitivo, com clientes bem mais informados, e o acesso fácil a outros tipos de produtos/serviços substitutos e novos entrantes. Uma organização com processos bem definidos, profissionais capacitados, e eficientes em tudo o que faz, com comprometimento, gerando um bom atendimento e boa relação com o seu consumidor, está assim garantindo vida longa no mercado, ou seja, manutenção de seus clientes, credibilidade, e reconhecimento pelo o que faz. O presente trabalho trata-se de uma intervenção e consultoria em uma empresa no ramo gráfico, com o objetivo de desenvolver instruções para o melhor funcionamento das atividades e processos da organização, assim como o aprimoramento das expertises para proporcionar melhores profissionais e preencher as lacunas que estão ineficientes na empresa. A organização dos processos, como, estabelecimento de prazos alcançáveis para entrega de produtos/serviços, bem como proporcionar capacitação para seus colaboradores desenvolverem melhor suas atividades, e o engajamento da organização nos meios sociais, foram o foco principal dessa intervenção. Objetivo: Tendo como objetivo geral identificar e analisar os problemas inerentes a estrutura organizacional da Gráfica e propor soluções para melhor desempenho nos problemas de planejamento operacional e prazo para entrega de serviços. Especificamente propor ações de melhorias no quesito de desenvolvimento das atividades designer/produção, tornando-o eficiente e que supra as expectativas dos clientes, identificando o que está ocasionando a demora na entrega dos serviços, verificando a melhor forma de organizar esses processos e propor ações de melhoria no quesito atendimento por meio web. Metodologia: O método utilizado para o levantamento de informações e diagnóstico empresarial preliminar foi a visita in loco na organização realizada pelo consultor, conversas com os colaboradores e gestores, e leitura sobre o assunto. Foi feita a consulta de dados já existentes, bem como a participação direta no processo. Para levantar realizar a análise de dados ferramentas administrativas foram utilizadas, como brainstorming, junto a reunião organizacional. A proposta de intervenção se deu a partir do plano de ação, utilizando a ferramenta de 5W2H, com o objetivo de propor possíveis orientações para suprir as necessidades da organização, além da utilização da SWOT cruzada para observar algumas outras estratégias. Conclusão: Na área em que a organização atua tem se a necessidade de constante inovação, a disponibilização de diferenciação seja em atendimento e de outros meios, capacitação de seus colaboradores, preço acessível e qualidade dos produtos, são pontos chaves para reter e manter clientes. Foi observado durante o decorrer do trabalho a insatisfação de clientes, assim como no local de trabalho da empresa alvo deste estudo, e também a sua ausência efetiva nos meios digitais, constatando no final do levantamento de todos os dados que o fato causador desses problemas era sobrecarga decorrido do não estabelecimento de prazos, falta de planejamento operacional, e lacuna de pessoal para tratar do manuseio das redes sociais. A proposta principal foi reconhecer a problemática existente na organização, assim como estabelecer ações para correções dos problemas encontrados visando um melhor desenvolvimento das atividades na organização, bem como a satisfação de seu consumidor. Com base nesses dados alcançados foi possível chegar na causa raiz da insatisfação percebida nos clientes, e no clima também insatisfatório no pessoal da produção. Todas as propostas juntas proporcionaram uma organização, com processos bem definidos, comprometimento com o consumidor, aumento da parcela de cliente, melhor clima organizacional, e capacidade para atender os mesmos, e em virtude de tudo isso também houve um aumento da produção, lucro e participação de mercado, a um investimento não muito elevado, em virtude dos benéficos que pode proporcionar.

Palavras-Chave: Intervenção, Processos Organizacionais, Ferramentas de Qualidade

1. Autor, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP