XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Competências Humanas e sua importância para colaboradores que ocupam cargos estratégicos em empresas do varejo na cidade de Juazeiro do Norte-CE.

Caroline Siqueira Tavares de Luna1

Kelly Iara Bezerra Lima2

MARIA APARECIDA FEITOSA CÂNDIDO HERCULANO3

Hommel Pinheiro Lima4

Introdução: As constantes mudanças que ocorrem no mundo organizacional e a necessidade das empresas em adaptarem-se a esta realidade para obterem resultados positivos e garantir a eficiência e eficácia nos seus processos gerenciais, faz com que as organizações passem a buscar frequentemente por modelos de gestão mais eficientes. Neste ambiente mutável, mesmo que as empresas possuam recursos financeiros e matérias para atuar, faz-se necessário investir nos principais atores para o alcance dos objetivos da organização, sem as quais, o sucesso não acontece: as pessoas. São elas que viabilizam todo o planejamento e execução do mesmo em que a organização venha a elaborar Objetivo: Neste artigo, buscou-se responder a seguinte indagação: Quais as competências relevantes aos profissionais que ocupam cargos do nível estratégico e que mantém o equilíbrio com a competência organizacional em 15 empresas localizadas na cidade de Juazeiro do Norte no estado do Ceará Metodologia: A pesquisa teve caráter descritivo, por trazer a descrição de um determinado grupo, exploratório, pois traz em seu bojo o resultado de uma pesquisa realizada in loco, com abordagem quantitativa, uma vez que suscitamos números para apontar os resultados encontrados na pesquisa onde a estratégia utilizada foi à referência bibliográfica e a pesquisa de campo realizada com profissionais que ocupam cargos de gestão e também colaboradores, onde foi entregue um questionário com 39 competências humanas, sendo que destas apenas 24 foram apresentadas neste artigo, contendo ainda uma pesquisa de caráter socioeconômico. Conclusão: Neste sentido, afirma-se que os objetivos definidos no trabalho foram alcançados através da análise realizada das respostas obtidas. Percebeu-se que os profissionais do nível estratégico nas 15 empresas estudadas consideraram importante, com média acima de 04 as 24 competências que lhes foram apresentam, em contra partida quando se analisou o domínio das mesmas competências, os profissionais afirmaram ter domínio com média acima ou igual a 04 em apenas 09 das 24 competências apresentadas, onde as 15 competências que obtiveram médias abaixo de 04 foram entendidas como passivo de treinamento, ressaltando apenas que algumas das competências que obtiveram médias abaixo de 04 estão expostas nas 03 últimas colocações da análise da importância. O conhecimento das competências necessárias para o desenvolvimento das pessoas que ocupam cargos estratégicos é de total importância para a organização e para o profissional, pois o sucesso da organização depende do desempenho de sua equipe. As competências organizacionais são sustentadas pelas competências profissionais, portanto, quando se consegue a junção entre elas, o sucesso é sempre conseguido como resultado final.

Palavras-Chave: gestão de competências, competências humanas, gestão de RH

1. Autor, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Especialização (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP