XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Marketing de Relacionamento: uma Análise da satisfação, da confiança e da lealdade em um supermercado de Juazeiro do Norte-CE

Priciany Yarlla Valencia de Alencar1

Francisco de Souza Júnior2

Hommel Pinheiro Lima3

Introdução: Com o mercado cada vez mais competitivo, em virtude das exigências do cliente, bem como por força da concorrência que vem compelindo esforços na tentativa de angariar participação no mercado, e também crescente, no que tange o consumo, de bens e serviços, induz as empresas a procurarem por práticas que gerem para elas um diferencial competitivo, uma vantagem sustentável e que mantenha o cliente fiel a sua marca, diante de todas as suas possibilidades de escolha, visando um aumento cada vez mais do consumo de seus produtos, melhorando assim sua participação no bolso e na mente do cliente. O marketing de relacionamento se apresenta hoje como uma ferramenta para as organizações que querem atingir bons níveis de confiança, satisfação e lealdade com seus clientes, gerando relacionamento de longo prazo e fidelização dos clientes a seus produtos. Esse tipo de marketing traz ganhos mútuos e manutenção de trocas bem sucedidas, pois compreende um processo que desenvolve e analisa atitudes e ações voltadas para o consumidor, de forma personalizada e voltada para o consumo e para experiência no ponto de venda com suas marcas e produtos. O presente estudo tem como alvo o supermercado Alfa localizado na cidade de Juazeiro do Norte - CE, a fim de responder o seguinte problema: como a avaliação da satisfação, confiança e lealdade pelos clientes se relaciona com as ferramentas de marketing de relacionamento utilizadas pela organização? Objetivo: Tendo como objetivo geral da pesquisa, analisar a avaliação da satisfação, confiança e lealdade dos clientes e sua relação com as ferramentas de marketing de relacionamento utilizadas pela organização. Como objetivos específicos têm-se: analisar as principais ferramentas do marketing de relacionamento; identificar as ferramentas de marketing de relacionamento da empresa escolhida para estudo; medir os níveis de satisfação, confiança e lealdade dos seus clientes; e analisar a relação entre satisfação, confiança e lealdade e as ferramentas de marketing de relacionamento da empresa escolhida. Metodologia: A pesquisa constitui-se em um estudo de caso de natureza descritiva, pois apresenta em detalhes a descrição do que se apresenta como objeto da pesquisa e caráter quali-quantitativo, uma vez que apresentamos dados reais e mensuráveis, bem como uma coleta de uma interação do consumidor com o ambiente do supermercado. Conclusão: Na análise dos resultados, percebeu-se que os níveis de satisfação, confiança e lealdade terão melhores resultados quando houver à implantação do marketing de relacionamento, ou seja, a empresa estiver centrada no profundo conhecimento do seu cliente. Pois os indicadores de satisfação e lealdade apontaram para a necessidade de uma prestação de serviço personalizado, uma abordagem personificada e a apresentação de um MIX de produto voltado para necessidade do cliente do supermercado. A satisfação esta apontando para o fato de que o supermercadista precisa ter uma preocupação com o ambiente e a área de vendas, bem como a higiene do local e a apresentação dos produtos em gondola para que isso gere uma maior interação do publico com a marca e com a organização.

Palavras-Chave: Marketing de relacionamento, Satisfação, Confiança

3. Orientador, Mestrado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP