XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Dificuldades de jovens universitários do curso de administração de uma IES na cidade de Juazeiro do Norte em ingressar no mercado de trabalho.

Isolda da Silva1

Victória Clarice Santos Lima2

Anderson Ramom do Amaral Leite3

Introdução: O projeto pretende identificar quais são as causas que dificultam a entrada de universitários do curso de administração no mercado de trabalho. Assim o problema deste projeto de pesquisa pode ser definido pela seguinte pergunta: Por que as empresas da cidade de Juazeiro do Norte possuem alto grau de exigência para contratação de universitários em final de curso de administração? Levando em consideração que na atualidade são muitos os universitários do curso de administração que encontram diversas dificuldades em enquadrar-se nas poucas vagas disponíveis, sendo relevante explanar as principais causas deste fenômeno. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo geral relacionar as causas das dificuldades do ingresso no mercado de trabalho por universitários finalizando o curso de administração. Tendo por objetivos específicos: Pesquisar quem são os universitários finalizando o curso de administração; Sinalizar as possíveis causas de tamanha dificuldade de ingressar no mercado de trabalho; Identificar as principais exigências das empresas contratantes. Metodologia: Esta pesquisa teve caráter bibliográfico, que se preocupou em analisar o mercado de trabalho e os profissionais de administração, principalmente os universitários em fase de término da graduação, através de discussões acerca da rigidez em relação às contratações para cargos que exijam formação em ensino superior, e experiência profissional, sendo que muitos desses graduandos nunca esteve no mercado de trabalho atuando profissionalmente na área da qual se formou. Conclusão: Observando-se o cenário econômico atual, voltado para as grande e médias empresas, é notória a rigidez encontrada na contratação de jovens universitários, sendo exigido destes cursos adversos, competências, muitas vezes estrambólicas, ou irrelevantes para o cargo, bem como um vasto leque de experiência. Sabendo-se que muitos dos graduandos entram numa instituição de ensino com a expectativa de um retorno empregatício por não possuir experiências, ou ter trabalhando de forma não regular e registrada, bem como alguns de baixa renda que não tiveram oportunidades para realização de cursos e consequentemente aprimoramento de competências e habilidade, é possível a percepção de que as ofertas das organizações são muitas vezes compreendidas como impossíveis de conseguir, fazendo com que os graduandos nem ao menos tentem concorrer a vagas, ou ainda que haja uma enorme demanda para poucas vagas ofertadas. Em contrapartida o profissional que utiliza a administração como meio de vida pode atuar nos mais variados níveis de uma organização; desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. (CHIAVENATO, 2000) Podendo então atuar em quaisquer tipo de organização, desde que esta perceba a real importância de um gestor formado e capacitado para alavancar e manter com mais eficiência a empresa no âmbito empresarial, sendo claramente visível a carência por tais profissionais, inclusive nos órgãos estatais. Ou ainda podendo estes profissional de administração abrir sua própria organização, seja comercial em geral ou por exemplo uma empresa de consultoria que possa auxiliar as demais em como aprimorar-se e resolver seus conflitos e problemas objetivando a permanência no mercado de trabalho. Podemos ainda observar a importância dos estágios para aqueles que estão iniciando o curso, principalmente quando estes são ofertados por empresas juniores, sendo estas constituídas de acordo com o Conceito Nacional de Empresa Júnior no seu Artigo 2º “pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo”, fazendo com que alguns poucos alunos tenham a oportunidade de ganhar experiência, observados por professores, a fim de aumentar suas competências e habilidades para que assim possam ter uma maior oportunidade no ingresso de grandes e médias empresas.

Palavras-Chave: Administração, Jovens universitários, Mercado de trabalho

3. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB