XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Direcionando um olhar para o empoderamento II

Maria Eduarda Emidio Lourenco1

Cicera Ramires Fernandes Santana2

Wellington Ribeiro Araruna3

Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz4

Introdução: No ano de 2018 foi desenvolvido um trabalho de extensão na E.M.E.F. Antonio de Figueiredo Taveira, na cidade de Potengi-CE, com o intuito de se fixa a importância de conhecer o histórico da luta feminina pelos seus direitos, de maneira à se combater o machismo, desde o ensino fundamental, fase está de formação da personalidade dos(as) adolescentes. Uma vez destacada uma das raízes do problema torna-se mais fácil combater, é nítido que a principal causa do preconceito é a falta de conhecimento, dessa forma, reproduzindo o erro. Tal ação foi bem sucedida, e obtemos bons resultados, como explanado nos resultados do artigo anterior, devido aos benefícios alcançados formulamos um módulo II, dessa vez sendo desenvolvido com o corpo docente de uma escola na cidade de Missão velha/CE. Em síntese, o modulo I deste artigo foi desenvolvido com corpo discente da cidade de Potengi/CE, e o II iremos desenvolver com o docente. Objetivo: O objetivo geral é que possamos criar um gráfico comparativo para que seja observado em qual âmbito é mais efetivo, para que assim seja possível construir um projeto mais consistente e fundamentado, a ser implantado na matriz curricular das escolas. Um dos objetivos específicos é quebrar o tabu que cerca o feminismo, e inserir a luta das mulheres como aula de história, já que podemos estabelecer inúmeros cenários "guerreados" por elas. Metodologia: Assim como o anterior, iremos iniciar de maneira didática com filme, o primeiro "eu não sou um homem fácil", e o segundo "as sufragistas", para que estimule o diálogo, em seguida algumas dinâmicas relacionada a tal tema, preparando o quadro para a fase mais teórica e de estatísticas de violência, na oportunidade apresentaremos os resultados obtidos com o publico-alvo sendo os alunos, para que assim os motive a implementar tais ideias ao cotidiano, deixando de rotular o que é de "menino, e o que é de "menina". É importante que seja definido fases de progressão, e que acima de tudo seja perceptível este avanço. Conclusão: No entanto, é de suma importância entendermos que tal trabalho é laborioso, e necessita de todo um planejamento bem estudado, pois assim como foi percebido com os estudantes, os professores vem de outros ambientes desconhecidos, com vivências divergentes, muitas vezes com o discurso inflamado de repudio ao tema em questão. Porém, faz-se necessário novas ideias que estimulem pontos a serem pesquisados e debatidos diariamente, para construção de uma sociedade mais humanitária, e igualitária, e este trabalho deve ser aplicado de maneira ativa, para que não haja lacunas para um retrocesso.

Palavras-Chave: Empoderamento;, Igualdade de gênero;, Educação .

4. Orientador, Doutorado (Cursando), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB