XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Edileuza Barbosa de Amorim2

Gustavo Luiz Medeiros de Souza3

Ângela Kerley Pereira Lima4

Introdução: O Parque Aza Branca, localizado no município de Exu, no estado de Pernambuco, consagra o legado da obra e vida do músico Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião. O Parque é contemplado com cerca de 37000m², comportando uma estrutura física destinada a shows e eventos culturais, realizados durante o ano, voltados tanto aos moradores quanto para aos turistas. A construção foi iniciada por Luiz Gonzaga, pois o mesmo tinha como objetivo ter sua memória preservada e registrada para as futuras gerações. Luiz Gonzaga tinha a convicção da sua importância e influência para a música popular brasileira e de como isso poderia influenciar no desenvolvimento local. O museu foi inaugurado por Gonzaguinha, seu filho em 1989, após a morte do músico . O Parque em si, têm sua relevância em valores sociais, histórico e cultural, pois nele encontra-se inserido o maior acervo de peças originais do músico e é local de encontro da população e ponto de frequente visitação de turistas. Entretanto o Parque ao longo do tempo passa por desgastes físicos que aos poucos vão comprometendo suas edificações e estruturas. A exemplo o pavimento superior da casa de Luiz Gonzaga, encontra-se interditado devido ao aparecimento de rachadura em sua estrutura. Em 2009, o Parque Aza Branca foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A administração do Parque, atualmente, é realizada pela organização não governamental (ONG) Parque Aza Branca. Tendo com únicas fontes de renda para financiar o espaço decorrente da bilheteria e do artesanato local que é vendido dentro do parque. Na atualidade o parque conta com edificações, de significado local de grande valor sociocultural e histórico para os moradores da cidade. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo apresentar um registro dessas edificações existentes no Parque Aza branca, pois até o presente momento não foram encontrados estudos de interesse acadêmico relacionado às edificações quando ao valor histórico interligados ao desenvolvimento da cidade. Metodologia: O processo metodológico consiste de uma pesquisa teórica, de abordagem quali-quantitativa e os procedimentos adotados foram estudo bibliográfico e documental, através de um trabalho de conclusão de curso e de documentos fornecidos pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). Conclusão: Mesmo estando inserido em uma pequena cidade do interior de Pernambuco, foi possível compreendemos sua importância, tanto pela sua função sociocultural quanto turística, onde a população mantém em sua tradição anual a celebração do legado de memória concebido por Luiz Gonzaga.

Palavras-Chave: Exu, Legado, Parque Aza Branca

4. Orientador, Doutorado (Cursando), UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN