XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Aline Bezerra de Souza2

Melissa Link Feitosa Coutinho Rodrigues3

Pollyanna Priscila de Souza Lima4

Introdução: A indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção (AEC) tem passado por transformações nos últimos anos, no tocante ao crescimento da utilização da tecnologia (BIM) Modelo de Informação da Construção (Building Information Modelling, na sigla em inglês). Com a evolução das tecnologias digitais a forma de projetar, representar e pensar projetos arquitetônicos tem passado por mudanças que possibilitam desenvolver soluções de problemas de arquitetura e engenharia, de forma colaborativas, interdisciplinares e integradas. No entanto, observa¬‐se que a inclusão da disciplina de BIM no ensino encontra--se em fase inicial e se dá geralmente de forma pontual pouco se observa a integração com outras disciplinas Objetivo: A proposta de pesquisa surge de uma pretensão pessoal enquanto aluno de Arquitetura e Urbanismo da FAPCE (Faculdade Paraiso do Ceará) em que apresenta a disciplina de Introdução à BIM apenas como disciplina optativa; No entanto, esta disciplina não chega a explorar todo o seu potencial pela falta de integração com as demais disciplinas de projetos arquitetônicos e pouca carga horária. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a real compreensão da necessidade do BIM, no Ensino de Arquitetura, apontando orientações para a sua implementação. Segundo Florio (2007), normalmente os cursos de arquitetura ressaltam o conhecimento na fase de criação de projetos arquitetônicos e não a fase de execução. Os professores voltam-se apenas para as fases iniciais do projeto, estudo preliminar e anteprojeto, deixando a cargo dos alunos o saber relativo à construtibilidade e viabilidade técnica. sem que estes efetivamente entendam o método construtivo, não considerando as estruturas e instalações, nem definições assertivas quanto aos elementos construtivos, ainda segundo o autor falta ao estudante a compreensão e o entender como estes serão executados e montados durante a construção da obra. Metodologia: A partir da problemática a ser estudada, esta pesquisa é exploratória, quanto ao tema e qualitativa, quanto aos objetivos. Buscando assim publicações de temas relacionados à implantação do BIM no ensino acadêmico, a fim de traçar o panorama geral da grade curricular de cursos de Arquitetura e urbanismo. É notório a necessidade de aprendizagem que possibilita uma visão mais abrangente sobre todo o processo protetivo arquitetonico. O BIM propicia um aprendizado integrador, onde os elementos construtivos vão sendo gradativamente definidos em três dimensões. O aluno ao modelar a estrutura, vedações etc. ele desenvolve as relações espaciais que cada componente assume no processo construtivo. Esse processo virtual conduz ao entendimento do método da construção, aproximando significativamente da sua execução rel no canteiro de obras. Antes de inserir o BIM nos cursos de graduação, Checcucci (2014), aponta que várias decisões devem ser tomadas, tais como: Analisar as possíveis dificuldades, a estratégia de organização do currículo, O método de ensino a ser utilizado, Atividades que serão propostas e mecanismos de avaliação da inserção são também questões a serem avaliadas. É necessário que cada instituição acadêmica realize seu próprio planejamento para a adoção do BIM, considerando seu contexto específico e que deve compreender, além dos fatores já citados, a capacidade de investimento em tecnologia, o tempo a ser dedicado para definição de novos métodos de trabalho, e o desenvolvimento de recursos didáticos, dentre outros. (CHECCUCCI, 2014). Conclusão: Conclui-se que construir um novo paradigma de projetos através do ensino da modelagem paramétrica não é somente orientada a objetos, mas também para geração da forma no BIM, auxiliando o aluno quanto aos aspectos criativos, relacionados ao entendimento das fases de concepção no tocante a obra.

Palavras-Chave: BIM, Arquitetura e Urbanismo, Modelagem 3D

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB