Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia
Juazeiro do Norte - CE
Israel Matias da Silva1
PATRICIA SAMARA DO NASCIMENTO FERNANDES2
Hommel Pinheiro Lima3
Introdução: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um diagnostico organizacional da empresa "Delicias de tapioca", através de pesquisas levantadas para melhoria, analises de relatórios organizacionais e observações de rotinas da empresa. Ao final do levantamento de dados, além da realização das análises que contemplam o diagnostico das problemáticas existentes, também foram feitas propostas de intervenção para melhoria dos processos. Foi observado que a maior dificuldade da organização são problemáticas internas onde falta o controle financeiro, a organização de caixa e a ausência de um método eficiente de forma de pagamento, o problema externo observado, é que pelo estabelecimento localizar-se em ambiente aberto fica sujeito a condições climáticas e ambientais que podem interferir e influenciar no processo e na qualidade do produto. Objetivo: Analisar os maiores concorrentes, estudar os seus fatores críticos de sucesso e fatores chaves de compra utilizados, identificar cada estabelecimento e seus processos para assim definir, garantir e desenvolver o crescimento da Delicias de tapioca. Desenvolver atividades e métodos de melhoramentos da empresa utilizando ferramentas de gestão, ao final da elaboração do trabalho deve-se tornar possível estacar os pontos a serem focados pelo empreendedor para atingir maior parcela de mercado. Metodologia: Através de busca de informações pessoalmente e aplicação de questionários aos colaboradores, analisamos os maiores stakeholders e principalmente no ponto "concorrentes diretos" levando em consideração o seu grau de diferenciação, identificando cada estabelecimento e seus processos para analisar os fatores críticos de sucesso e os fatores chave de compra de cada estabelecimento incluindo a "Delicias de tapioca". O estudo e algumas analises de melhores maquinetas ofertadas pelo mercado, melhores serviços em custo benefícios de entrega e redesenho de fluxograma de processos. Conclusão: Foi possível concluir que as problemáticas que causam maiores impactos na empresa se tratam da falta de organização e planejamento estratégico na maioria dos setores, problemáticas as quais impactaram na administração do empreendimento, a proposta focou na implementação de uma nova forma de pagamento no estabelecimento e a adesão de maquineta. A utilização de fichas na hora da compra para não haver desconforto do cliente ao sair sem fazer o pagamento e a proposta de inclusão de forma de pagamento em cartão além de um serviço de Delivery (IFOOD), levando em consideração o seu grau de diferenciação diante da venda comum. Analisamos os maiores concorrentes, estudando os seus fatores críticos de sucesso utilizados, identificando cada estabelecimento e seus processos para assim definir, garantir e desenvolver o crescimento da Delicias de tapiocas.
Palavras-Chave: Diagnostico Organizacional, Planejamento Estratégico, Estruturalização