XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

Análise da sustentabilidade em empresas brasileiras NATURA e CEMIG

Jean Silva de Sousa1

Camila Ferreira Rocha2

Raquel Sousa Muniz3

Hayane Mateus Silva Gomes4

Introdução: Atualmente com a constante modernização, as organizações buscam inovar e com isso atrair novos clientes. Nessa nova era tecnológica em que vivemos, segundo Andrew Revkin, Jornalista do clima do New York Times, a preocupação com o meio ambiente vem sendo um assunto diariamente debatido na atualidade. As empresas que colaboram em reduzir os impactos ambientais, investem em sustentabilidade e responsabilidade social. Essas por sua vez, contribuem em seus planos de gestão para mitigar efeitos como, desmatamentos, secas e utilização de recursos biodegradáveis para formação dos seus produtos, sem perder de vista o foco que nesse caso seria o “lucro”. Com isso, possuímos empresas pioneiras no Brasil que desenvolvem em seus planos de ação o desenvolvimento sustentável e empresarial, a exemplo, o grupo “NATURA” empresa que atua na produção de cosméticos, E a "CEMIG" Companhia Energética de Minas Gerais, ambas expressam valores que norteiam as práticas sustentáveis e diminuição dos impactos ambientais. Objetivo: Esse artigo tem como objetivo analisar as práticas das Empresas Natura e CEMIG , como ambas contribuem para a valorização da sustentabilidade. Metodologia: Este artigo tem como método principal a pesquisa bibliográfica, e eletrônica para dar suporte às reflexões realizadas nessa pesquisa e responder à problemática apresentada. A abordagem utilizada é a qualitativa, baseada numa visão crítica-descritiva, casos de empresas que desenvolvem o sistema de gestão ambiental, tendo como preocupação o meio ambiente. Conclusão: Através de estratégia eficiente que incorporou sustentabilidade e redução de custos, a Natura fez que sua campanha e missão de sustentabilidade chegasse e se aculturasse nos hábitos de consumo de suas clientes, que se engajaram na proposta de embalagens recicláveis. Com compromisso social com destaque na sustentabilidade obteve ampla interação da sociedade, meio ambiente e cliente com ênfase na diversidade cultural e valorização e crescimento da liderança feminina, inspirando suas consumidoras. Na CEMIG A estruturação dos Sistemas de Gestão garante que as premissas sejam assumidas e aplicadas por toda a força de trabalho da Companhia. O Sistema de Gestão Ambiental - SGA permite a adoção das melhores práticas para a minimização dos riscos ambientais e otimização dos custos operacionais. Atuando de forma preventiva, visa minimizar os possíveis impactos ambientais, a reduzir as ocorrências ambientais, a preparar os colaboradores adequadamente para o atendimento a emergências bem como a obter maior assertividade na condução da estratégia ambiental e dos compromissos assumidos com os órgãos competentes. Por meio da adoção da norma NBR ISO 14001:2004 ou de um Sistema de Gestão Interno denominado SGA Nível 111, desenvolvido com base nos princípios da Norma NBR ISO 14001:2004, as áreas passam a conduzir suas atividades de maneira controlada, com foco no cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à gestão ambiental. Para garantir o controle, ambos os Sistemas são verificados por auditorias independentes conduzidas por organismo certificador credenciado pela CGCRE12. Adotar medidas sustentáveis além de preservar o meio ambiente ainda se consegue fidelizar aqueles consumidores que cada vez mais exigentes, preocupam-se com a qualidade e origem dos produtos. Principalmente com o compromisso da empresa com o meio ambiente. Os investimentos das organizações nessa luta pela preservação, traz efeitos benéficos e que garantem um retorno positivo tanto no âmbito ambiental como financeiro. A sustentabilidade empresarial não é só uma questão de responsabilidade ambiental e social, ela tem grande peso nas tomadas de decisão estratégica das empresas, é um meio para a redução dos custos de produção e do valor final dos produtos e um principal contribuinte para o fortalecimento da marca.

Palavras-Chave: sustentabilidade, empresas, impactos ambientais

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB