XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

MINDFUL EATING E SUA EFICÁCIA PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES.

Felipe Luciano Nogueira dos Santos1

Antonino Soares de Lima2

Michelly Pires Queiroz3

Introdução: O termo mindful eating é conceituado como sendo uma consciente alimentação que tenta centrar toda a atenção no ato de comer, assim conhecida como atenção plena, numa livre tradução. Entre algumas ações desse tipo de prática, destaca-se: fazer boas escolhas dos alimentos que atendam a nutrição necessária do corpo, a sensação de prazer ao se alimentar, dar preferência à comidas saudáveis, assim como a obtenção de satisfação no ato de alimentar-se e a ideal saciedade. Essa técnica pede que o praticante ouça o que o seu corpo pede, em relação a fome, saciedade, para que assim, evite o consumo excessivo, pois dessa forma é possível a redução das porções ingeridas nas refeições ao longo do dia. A concentração e comer mais lentamente também fazem parte dessa prática, assim como mastigar bem os alimentos antes de engolir, sentir o aroma e o sabor dos alimentos com calma, desligar computadores, celulares e televisão durante o ato de comer, criando assim um ambiente agradável durante todas as horas da alimentação. Sendo assim, este tipo de prática influencia em um relacionamento saudável e consciente com a comida, resultando na diminuição de comportamentos alimentares inadequados. Objetivo: Discutir sobre a prática do mindful eating e sua influência na melhora de problemas nutricionais. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada através de buscas na base de dados pubmed, scielo e google acadêmico, durante o período de fevereiro a maço de 2019. Utilizou-se para esta pesquisa os seguintes descritores: Mindful eating, mindfulness, nutrição, comportamento alimentar, dietas restritivas, transtornos alimentares, obesidade, carência nutricional. Em seguida foi realizada a triagem dos trabalhos, através dos resumos, estabelecendo como critérios de inclusão estar disponível na íntegra, datados entre os anos de 2015 a 2019, disponibilizados em língua portuguesa. Como critérios de exclusão foram: artigos indisponíveis e incompletos. Conclusão: Os estudos evidenciaram que as práticas de mindful eating fazem as pessoas se atentarem as quantidades de comida que elas levam aos seus pratos, havendo assim uma diminuição do peso, tornando essa prática uma boa estratégia no tratamento da obesidade infantil. Há também uma boa relação do mindful eating no aumento de calorias inseridas na dieta de pessoas com anorexia nervosa e redução significativa nos comportamentos de restrição alimentar. Diante do exposto, conclui-se que a técnica do mindful eating é uma ótima estratégia ao se tratar de evitar e controlar comportamentos e transtornos indesejados; assim como na prevenção de doenças como a obesidade e anorexia nervosa. Além de tornar o praticante dessa técnica, alguém mais observador e crítico ao fazer suas escolhas alimentares, podendo assim, passar por experiências de saborear os alimentos, evitando o descontrole e exageros.

Palavras-Chave: Mindful eating, Transtornos alimentares, Obesidade

3. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB