XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil (RCC) em Canteiros de Obras na Região CRAJUBAR

Pedro Valter Santos Silva1

Cícera Vânia Morais dos Santos Sousa2

Vanúbia Monteiro Rodrigues3

Anielle dos Santos Brito4

Introdução: Os resíduos sólidos gerados na construção civil causam grande impacto ambiental, sanitário e socioeconômico seja pela forma que são destinados como também pelo alto volume gerado. Em vários municípios brasileiros 60% dos resíduos sólidos gerados diariamente são provenientes da construção civil (CARELI, 2008). Tais resíduos poderiam ser reaproveitados a partir de sistemas de reuso e assim acarretaria a redução de insumos. Objetivo: Nesta perspectiva e tendo em vista a necessidade da construção civil para o desenvolvimento social, e sua necessidade de articulação com vista na preservação do meio ambiente, elaborou-se o presente artigo com objetivo geral de conhecer as principais destinações de resíduos da construção civil – RCC e informações pertinentes ao mesmo em empresas da região do Cariri. Ressaltasse que o constante desenvolvimento desta região proporcionou um aumento significativo do poder econômico local, no qual permitiu o desenvolvimento de inúmeras construções, por sua vez deve existir também a preocupação com o meio ambiente, já que com o aumento do volume de construções proporcionalmente existe o aumento do volume de resíduos gerados. Metodologia: Para os procedimentos metodológicos a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com caráter quantitativo e qualitativo, na qual foi realizado um levantamento de dados através de questionário semiestruturado, contendo 13 questões objetivas e discursivas, aplicado em 5 das principais construtoras do interior do Ceará, sendo 4 em Juazeiro do Norte - CE e uma de Missão Velha - CE, este foi aplicado no período de agosto de 2019, para demonstração e discussão dos resultados obtidos pelos questionários foram elaborados gráficos que distinguem e caracterização cada questionamento e resposta, dando a estes embasamento teórico discursivo. Conclusão: Verificou-se que o principal resíduo gerado nas construções é o entulho, proveniente de demolições, e apenas 20�s construtoras pesquisadas buscam reaproveitamento estes resíduos na construção, seja na trituração do concreto para utilização como areia artificial ou outros meios. Das empresas pesquisadas 80�irmaram que possuem plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS), e que realizam treinamento a seus funcionários sobre a importância da destinação correta dos resíduos assim como dispõem de áreas internas que proporcionem a separação dos resíduos sólidos de acordo com a classificação dada pela resolução CONAMA 307/2002. Todas as empresas pesquisadas relataram que a destinação do resíduo gerado é encaminhada para empresas licenciadas pela AMAJU (Autarquia Municipal de Meio Ambiente) e 60�stas repassam o volume de resíduo gerado discriminando-o de acordo com a classificação. 40�s construtoras prezam principalmente pelo critério econômico no momento da escolha destas empresas. Notou-se que a região do Cariri caracteriza-se por apresentar métodos construtivos convencionais as quais apresentaram produção elevada de entulhos porém mostrou-se que a maioria das empresas analisadas, buscam, mesmo que de maneira discreta, a destinação mais correta dos resíduos gerados, através de orientações e a buscam pela destinação mais adequada as normas da resolução CONAMA 307/2002. E mesmo existindo formas de reuso para tais materiais a maioria das empresas faz apenas a destinação deste, mostrando assim a necessidade de maior divulgação quanto à destinação correta, redução do e o reuso dos RCC para as empresas, concluiu-se também que em algumas situações o critério econômico ainda prevalece em relação ao ambiental.

Palavras-Chave: Resíduos Sólidos, Construção Cívil, CRAJUBAR

4. Orientador, Doutorado (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP