XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

CLIENTE OCULTO: UM ESTUDO DE CASO NA HAMBURGUERIA E PIZZARIA DUDÉ

Cicera Rodrigues de Moraes1

Izabelle Alves Duarte de Souza2

Joana Ricarda da Silva Gomes3

Emmanuela Suzy Medeiros4

Introdução: Ao referir-se sobre o Cliente Oculto também conhecido como Cliente Misterioso, é uma atividade sem vínculo empregatício de freelancer, tem como objetivo reunir informações referente a determinada empresa, para ajudar na tomada de decisão sobre o atendimento dados aos seus clientes. Um projeto de cliente oculto, envolve avaliação dos serviços através de telefone, internet, ou visitas pessoais, em que um avaliador se passa por um cliente comum, reunindo informações durante a visita, tais como: atendimento, limpeza, instalações etc. Desse modo cada cliente oculto tem uma finalidade diferente, em que cada avaliador recebe orientações diferenciadas, sobre a visita e quais pontos a serem analisados, contudo o relatório referente a visita deve ser o mais completo e detalhado possível. Para avaliar os clientes ocultos as ferramentas variam desde simples questionários até gravações completas em áudio e vídeo. A hamburgueria e pizzaria Dudé está localizada em Juazeiro do Norte CE, possui dois anos de existência, tem como público – alvo crianças, jovens, adultos e idosos. Objetivo: O referido trabalho tem como objetivo geral avaliar o atendimento e a qualidade dos serviços da Hamburgueria e pizzaria Dudé em Juazeiro do Norte, e como objetivos específicos analisar os pontos positivos e negativos da Hamburgueria e pizzaria, sugerir melhorias para Hmburgueria e pizzaria Metodologia: A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo exploratória, descritiva sendo adotado o procedimento de observação do ambiente frequentado. Conclusão: O trabalho demonstrou a importância de fazer avaliações periódicas de maneira neutra, para saber como anda o funcionamento dos processos utilizados na empresa e se a mesma está progredindo. Atualmente busca-se cada vez mais a qualidade no atendimento e do serviço, deixando de ser um diferencial para ser um requisito do estabelecimento. A hamburgueria e pizzaria foi avaliados os seguintes processos: apresentação pessoal ( ex: uniforme, comunicação, simpatia , educação), domínio e conhecimento sobre o produto , agilidade do atendente, temperatura da comida e bebida. Obteve como pontos positivos estacionamento; estrutura ampla; ambiente limpo e iluminado e espaço para crianças, e negativos atendente sem conhecimento do cardápio, comida fria e funcionários sem uniforme. Em geral a empresa avaliada apresenta alguns pontos positivos, mas em questão do atendimento e a temperatura da comida , precisam ser melhoradas. Sendo sugerido um treinamento para todos os funcionários desde atendentes, cozinheiro, garçons, para conhecer cardápio, agilidade na prestação de serviço. Para uma empresa se manter no ramo alimentício é necessário um local agradável, que ofereça conforto ao consumidor, atendimento cordial e comida de boa qualidade.

Palavras-Chave: Cliente, Oculto, Qualidade

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ