XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Fernanda Nunes de Queiroz1

Ana Livia Taveira Ribeiro2

Sávio de Brito Fontenele3

Introdução: A bacia hidrográfica é uma área de captação natural de água das precipitações, definida topograficamente como um recorte na superfície, sobre o território em estudo. Para o desenvolvimento desse estudo foi definida a bacia do Riacho Fundo, localizada entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, sul do Ceará. A referida bacia está inserida em uma área de crescente adensamento populacional que possui a necessidade de monitoramento dos aspectos relacionados a propensão a enchentes e inundações, devido ao potencial de geração de prejuízos a comunidade local Objetivo: Delimitar e qualificar morfometricamente a bacia hidrográfica do Riacho Fundo quanto aos aspectos de geometria, de relevo e de drenagem. Metodologia: Pesquisa descritiva baseada em análises teóricas e conhecimentos em softwares como ArcGis e AutoCAD. Inicialmente, delimitou-se a bacia com o ArcMap utilizando uma carta altimétrica digitalizada, onde foram traçadas linhas imaginárias conhecidas como divisores de água devendo considerar que o mesmo não interrompa nenhum curso d’água e o corte das curvas de nível devem ser o mais perpendicular possível. Em seguida, definiu-se área e perímetro da bacia usando o ArcMap. Por fim, definiu-se uma escala (em km) para utilização da carta em AutoCAD no intuito de medir os comprimentos solicitados para cálculo de talvegue, comprimento axial e comprimento das curvas de níveis. A análise morfométrica foi desmembrada em três particularidades, sendo elas: a) geometria (área de drenagem, perímetro, coeficiente de compacidade e fator de forma); b) relevo (declividade média e perfil longitudinal) e; c) drenagem (ordem dos cursos d’água, densidade de drenagem e sinuosidade do curso d’água principal). Conclusão: No tocante a geometria, a bacia apresentou área de 40,59 km², perímetro de 31,23 km, possui um coeficiente de compacidade equivalente a 1,37 e fator de forma igual a 0,01, indicando uma baixa probabilidade de enchente por caracterizar uma bacia de formato mais alongado. Referente ao relevo, observou-se que a bacia possui uma declividade média de 10,63%, possuindo características de um relevo ondulado contribuindo para o aumento da velocidade de escoamento. Alusivo a drenagem, a bacia é de ordem 2. Característica identificada pelo trecho da rede de drenagem de maior ordem. A densidade de drenagem é 0,69, caracterizando uma bacia de drenagem regular representando um bom grau de desenvolvimento do sistema de drenagem e uma sinuosidade correspondente a 1,19, implicando em canais mais retilíneos que influenciam diretamente a velocidade de escoamento. Conclui-se que a bacia do Riacho Fundo foi definida, de acordo com a análise da sua geometria, com o formato mais alongado, com baixa tendência a enchente e baixa probabilidade de picos elevados. No que diz respeito ao relevo e a drenagem, a bacia é caracterizada por um relevo ondulado e uma drenagem regular, relacionada a velocidades que potencializam a ocorrência de enchentes.

Palavras-Chave: Análise fisiográfica, Recursos hídricos, Propensão a enchentes

3. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP