XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

A mediação como ferramenta para implantação de uma cultura de paz em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte-CE

Hommel Pinheiro Lima1

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro2

Carolinne Pereira G. Rodrigues de Lima3

Carolinne Pereira G. Rodrigues de Lima4

Introdução: Este projeto atende a uma demanda das escolas públicas na cidade de Juazeiro do Norte, em virtude da necessidade de se trabalhar uma cultura de paz esses ambientes. Como também, implementar uma cultura de resolução de conflitos através de mediação. Uma vez que se pretende melhorar a convivência e o ensino para além da sala de aula nesse ambiente escolar, de maneira preventiva e corretiva. Pois busca se trabalhar a mediação como primeiro momento, na tentativa de desafogar a escola de conflitos cotidianos e em um segundo momento até mesmo desafogando a própria justiça, instituindo assim, uma política de diálogo através de mediação, evitando que conflitos de pequena monta venham a se tornar indissolúvel no ambiente escolar, chegando inclusive a ultrapassar seus muros, como também possibilitar a comunidade e a escola pública uma melhor forma de administrar e resolver questões pertinentes ao dia a dia de seus alunos e funcionários. Objetivo: Promover a mediação como cultura de paz envolvendo o público das escolas públicas, universidade e a comunidade que faz uso dos serviços dessas escolas em busca da solução de conflitos através da implantação de uma cultura de paz. Metodologia: 1. Capacitar os alunos do grupo de pesquisa do PSIJUS para que venham a participar da ação tornando-se assim multiplicadores; 2. Selecionar uma escola pública para início do trabalho tendo como base no número de conflitos em andamento sem solução na direção; 3. Identificar e escolher os casos mais graves em andamento na escola para início do trabalho a ser realizado. 4. Realizar um treinamento prévio com os membros da direção e professores da escola sobre como proceder em processos de mediação; 5. Realizar a escolha de membro (s) da escola, apontado (s) pela direção, com triagem prévia dos multiplicadores do PSIJUS para participação no processo a fim de que o mesmo venha a se tornar o mediador da escola em que atua após o término do projeto na referida instituição; 6. Definir períodos de visitas a escola para realização da mediação através do contato com os envolvidos no conflito, objetivando sua solução. 7. utilização de técnicas de mediação em sessões de atendimento, visando a resolução dos conflitos. Conclusão: Percebe-se que estamos no caminho de atender o objetivo geral em sua completude, uma vez que a aplicação da referida ferramenta vai, inicialmente, contribuir para uma solução da ordem de 20

Palavras-Chave: Mediação, Cultura de paz, Escola pública

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Doutorado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP