XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Uso do Georreferenciamento como ferramenta de gestão de estrutura viária do município de Barbalha/CE.

Cícero Nazareno Macêdo Cruz1

Ricardo Henrique de Andrade Dutra2

Introdução: Atualmente, a expansão do setor industrial e das cidades contribuem para o aumento do tráfego de cargas e de passageiros nas áreas urbanas, o que impacta, diretamente, as condições das estruturas viárias do país. A pavimentação é uma estrutura constituída de camadas de espessuras finitas. Uma dessas, é a de revestimento, que além de resistir e distribuir os esforços, realiza a proteção da estrutura contra as ações mecânica e do clima. Esses fatores corroboram para a existência de defeitos na camada de rolamento, que eventualmente deixam as vias impróprias para uso. O crescente aumento de veículos nas cidades resulta na aceleração da degradação superficial dos pavimentos, por meio do desenvolvimento de trincas, fissuras e "panelas" à medida que se intensifica o tráfego na localidade. A inadequada manutenção também contribui para o surgimento de tais patologias. Desse modo, existe a real necessidade de se realizar investimentos na infraestrutura viária urbana, a fim de aumentar a vida útil dos pavimentos, para que estes possam proporcionar conforto e segurança aos usuários. Objetivo: Elaborar um diagnóstico da camada superficial da estrutura viária de Barbalha/CE, tendo o geoprocessamento como um instrumento de auxílio na criação de banco de dados e mapas temáticos, com identificação das patologias, tipos e condições dos revestimentos existentes. Metodologia: Utiliza-se como base principal de dados, o zoneamento urbano do município da área de estudo, obtida por meio de imagens aéreas (veículos não tripulados) de alta resolução, pertencentes ao projeto de cadastramento multifinalitário da Prefeitura de Barbalha/CE e executado pelo grupo de pesquisa – GISFAP, da Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE). Para complementar o mapeamento de todo o município utilizou-se imagens do Google Earth. Por meio do SIG inicia-se o processo de criação de banco de dados contendo o tipo de revestimento, extensão, nomes de rua e bairros, para todo o território da cidade. Utiliza-se a plataforma ArcGis para confecção dos mapas temáticos de caracterização da estrutura viária urbana da cidade. A avaliação superficial do pavimento será desenvolvida em toda área urbana do município. Para a realização dessa escolha levou em consideração os seguintes fatores: maior densidade demográfica, bairro contendo mínimos de espaços vazios e vias pavimentadas. Outro ponto adotado como critério foi a existência de comércios ou empreendimentos que atraíssem ou gerassem um grande fluxo de veículos leves e pesados, já que é uma variável imprescindível nas ocorrências das patologias, segundo Matos (2004) e Bernucci et al. (2006). Serão aplicados dois métodos visando a avaliação superficial dos revestimentos. Para o asfáltico adotou-se o método de avaliação objetiva – IGG. Já para revestimentos paralelepípedo e intertravado adotou-se o método de avaliação subjetiva – VSA (DNIT, 2003b). Conclusão: Assim, esperar-se que o uso da ferramenta ArcGis, se mostre viável para criação do banco de dados georreferenciados de toda estrutura viária de Barbalha/CE, incluso as patologias identificadas, e que tal estudo permita aos técnicos e gestores do setor novos dados, para o auxílio na tomada de decisões e escolha da metodologia a serem aplicados nas ações de avaliação e caracterização da estrutura viária do município. De acordo com o projeto desenvolvido, o uso de tais técnicas usadas na pesquisa de campo, permitem ao gestor poder de decisão rápida com eficácia e eficiência diante da necessidade apresentada em relação aos problemas detectados nas vias urbanas dos bairros do município.

Palavras-Chave: Georreferenciamento, Patologia, Pavimentação

2. Orientador, Mestrado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP