XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

ANIMÊ: ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA PROPAGAR A CULTURA JAPONESA

Levi Nogueira de Souza1

Emely Silva Ribeiro2

Emmanuela Suzy Medeiros3

Introdução: É perceptível as alterações na dinâmica do mercado, necessitando por parte das organizações e sistematização das ações mercadológicas de adequação ou mesmo adaptação aos impulsionadores do consumo. A palavra marketing remete-se a mercado, entender e atender as necessidades de seus clientes, surpreendendo, encantando, tornando a venda supérflua. Sendo que o marketing é o principal aliado das empresas para fidelizar clientes, alcançar a rentabilidade do negócio e alavancar o crescimento, em que o intuito por meio de suas análises e pesquisa é ofertar um produto/ou serviço ideal ao mercado. Ao referir-se ao animê é um dos “produtos” japoneses mais conhecidos no mundo inteiro, apesar do idioma ser pouco conhecido, o animê tem seu público um nincho bastante específico. Sendo que a influência e a popularidade do animê sobre seus fãs é tão grande que passam a pesquisar sobre a cultura japonesa, esforçando-se para aprender a língua, expor-se a outros mangás e até comer usando hashi, os pauzinhos para comida japonesa. Atualmente, as melhores opções para assistir os aminês são duas: online, exigindo uma pesquisa mais profunda, por sites confiáveis, grátis e de alta qualidade, ou assistir no canal Play TV. Os animes passados são dublados e bem conhecidos: Naruto Shuippuden, Bleach e Yugioh. Objetivo: O referido trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing dos animes, relatar quais são os desafios enfrentados pelos animes, descrever as estratégias utilizadas pelos animes. Metodologia: A metodologia utilizada foi através de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica publicada em revistas, livros, periódicos, publicações avulsas e imprensa escrita. A pesquisa foi realizada a partir de diversos autores que versam sobre a temática. Conclusão: O animê é uma abreviação da palavra de língua inglesa animation que significa qualquer desenho animado ou animação, explodiu na década de 90, são séries com .animações com duração mais ou menos de 24 minutos, com vários capítulos, seqüenciais e contínuos. Porém existem aqueles que a história acaba no episódio (Sailor Moon). Uma estratégia de marketing que o Japão encontrou ainda mais para divulgar sua cultura POP no ocidente, lançado na internet, veiculado também na TV quando já exibido nos canais virtuais. Exemplos de ONA: The Mastermind of Mirage Pokémon (2006) e Megumi (2008). Contudo, é importante lembrar que antes do anime ele era conhecido como maga eiga (filme de mangá). É perceptível que o mangá, o animê penetrou na cultura ocidental e ocupou espaço nas televisões principalmente a brasileira, como um divulgador da cultura japonesa, mostrando desde costumes, vestimentas japonesas, a música moderna e tradicional, além dos artistas de dublagem. Um dos desfios de fãs de Animê Media no Brasil é que animês e mangás passam por distorções nas traduções e edições com cortes de cenas, pois fora originariamente produzido para o público , a problemática consiste que é direcionado para o público jovem e as emissoras brasileiras direcionam para o público infantil, de modo que os animes tem que está sujeitas a obedecer as leis referentes à faixa etária. Os otakus brasileiros, em sua maioria, possuem um perfil jovem de 12 a 25 anos, pertencentes às classes A e B. Assim como uma empresa, um país também depende de uma gestão que trabalhe uma imagem positiva para prosperar e realizar exportações de seus produtos

Palavras-Chave: Marketing, estratégias, animê

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP