XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

BRAINSTORMING: UMA FERRAMENTA ADMINISTRATIVA PARA TORNAR A EMPRESA COMPETITIVA

Cícero Eudes Macedo Ribeiro1

Matheus Alcantara Lopes2

Emmanuela Suzy Medeiros3

Introdução: Ao abordar sobre o termo Brainstorming é uma poderosa ferramenta administrativa, que visa resolver problemas específicos, para desenvolver, estimular e potencializar uma equipe de trabalho a sugerir novas ideias ou projetos, para juntar informações e para estimular o pensamento criativo, ou seja, se a empresa precisa de soluções criativas, de novas formas de encarar velhos problemas, poucos instrumentos são tão efetivos como um Brainstorming, também conhecido como “tempestade de ideias”. Contudo, além de proporcionar ideias criativas para um determinado problema, ele promove também impactos no clima organizacional, sendo evidente que os colaboradores que participam de um processo tão importante, eles se sentem como parte integrante da empresa, como uma pessoa pode fazer a diferença e cujo reconhecimento pelos gestores não passará em branco, além de promover a motivação e consequentemente a melhora na produtividade. Porém devido ao grande avanço da tecnologia e do comportamento do consumidor, as organizações necessitam atender e superar as expectativas, desse modo é importante para as organizações fazerem usufruto do Brainstorm. Entretanto, pode durar minutos, horas ou alguns dias, cujo principal objetivo da ferramenta é o estímulo à criatividade, em que todos os seus participantes podem e devem dar sugestões, sem ser julgados. Tudo que é sugerido, pode ser aprimorado e implementado para resolução de problemas organizacionais, tanto interno, quanto externo, desde consertar uma falha no processo produtivo á oferecer serviços e produtos inovadores. Todavia, existem regras para o Brainstorm, que precisam ser levadas em consideração, para que o processo criativo flua e os objetivos sejam alcançados. As regras são orientadas da seguinte forma: criticas não são permitidas, todas as ideias devem ser estimuladas, valorizar a quantidade de ideias compartilhadas, em que existe uma dinâmica para ser utilizada durante a reunião, podendo ser resumida da seguinte forma: explicar o problema; cada participante anotar suas ideias; apresentar as ideias para o grupo; agrupar e condensar as ideias e o Encerramento. Objetivo: O referido trabalho tem como objetivo analisar a importância do brainstorming para tornar as organizações competitivas, conceituar brainstorming, mostrar as regras para fazer um brainstorming. Metodologia: A metodologia utilizada foi através de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica, de acordo com Marconi e Lakatos (2017) a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada em revistas, livros, periódicos, publicações avulsas e imprensa escrita, tendo como objetivo colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, todavia a pesquisa foi realizada a partir de diversos autores que versam sobre a temática. Conclusão: Considerando que o brainstorming não é modismo, não é algo somente para grandes empresas, é a geração e estímulos de ideias organizacionais para a resolução de problemas, e que a criatividade nem sempre anda lado a lado com a produtividade das empresas. Sendo imprescindível para as organizações utilizarem essa ferramenta de estímulo a geração de ideias, levando em conta as regras básicas supracitadas, a fim de que os funcionários contribuam frequentemente para a criação de soluções alternativas na resolução de problemas, conseqüentemente aumentando a produtividade e tornando a empresa competitiva no mercado.

Palavras-Chave: Ideias, Ferramentas, Problemas

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP