XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

A OMISSÃO DO GOVERNO QUANTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA PESSOAS COM “AUTISMO” NA REGIÃO DO CARIRI

Vanessa Nilla Ximenes Paiva1

Maria Luiza Martins de Freitas2

Maria Gabriely Rodrigues Pereira3

Dante Feitosa Siebra de Holanda4

Introdução: De acordo com as informações divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2015) o número de autistas no mundo é em torno de 70 milhões, estimasse que em média uma em cada 59 crianças possuem o transtorno. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, o número de crianças com o transtorno aumenta gradativamente em torno de 15 Objetivo: Nesse trabalho tendo como objetivo analisar a omissão do governo quanto às políticas públicas voltadas para pessoas com “autismo” na região do cariri, acerca de pesquisar instituições, compreender a lei do sistema único de saúde, quais as condições mais ideais arquitetônicas para favorecer nos tratamentos autistas, e a eficiência energética, projetos os quais possam ser de baixo custo, porém eficientes. Metodologia: A metodologia se baseia em uma série de pesquisas bibliográficas realizadas por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo e Direito da Faculdade Paraíso do Ceará, onde através de artigos científicos e documentários seguidos por pesquisas de campo e entrevistas semiestruturadas no espaço da Associação Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Cariri (AMA), localizado em Missão Velha-CE e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil José Francisco Filho (CAPSi), localizado em Juazeiro do Norte-CE, visando obter informações acerca dos conceitos básicos do Autismo, compreender as dificuldades enfrentadas nas instituições existentes na região e identificar as condições ideais de tratamento com base em aspectos específicos do transtorno. Conclusão: Diante disso, foi possível compreender a necessidade do apoio financeiro do estado às famílias ou responsáveis dos autistas, assim como a importância de centros terapêuticos especializados e adequados para o tratamento autista, sendo possível constatar o fato de que as instituições existentes no cariri não apresentam condições físicas favoráveis ao tratamento.

Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista., Omissão do Governo., Arquitetura Sensorial.

4. Orientador, Mestrado (Cursando), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR