XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

Papel da arte no movimento LGBTTQIA+

Maria Eduarda Henrique Mascarenhas1

Jorge Yuri Souza Aquino Leite Rodrigues Lins2

Andre Soares Oliveira3

Introdução: O presente artigo vem apresentar a arte introduzida pela comunidade LGBTTQIA+ (lésbicas, gays, transexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuais) como meio e particularizado por suas próprias demandas sociais, a exemplo o respeito a diversidade cultural trazida no preâmbulo da Constituição do Brasil (1988) e também defender sua classe que se divide em vários segmentos. Pois uma das características da sociedade é em somente aceitar o binarismo-heteronormativo e mantê-lo como aspecto de normalidade, desenvolvendo para aqueles que não se encaixam uma caixa substituível e por fim a marginalização natural. Um dos aspectos da arte é o seu uso como meio de engajamento e resistência social nas democracias liberais. Pode-se ver isso, por exemplo, ao longo do século XXI no uso da arte pelos opositores dos regimes totalitários do começo do século XX, assim como no confronto com as ditaduras militares da América do Sul, e mesmo na Europa e nos Estados Unidos contra movimentações bélicas e governos conservadores. A arte é tão importante como meio de resistência que um sintoma evidente de totalitarismo é a aversão e censura à arte. Objetivo: Fortalecer a expressão artística da comunidade, sendo através dessa que se dota de representatividade para a sociedade, que infelizmente se reproduz preconceituosa. O presente artigo vem apresentar a arte introduzida pela comunidade LGBTTQIA+ (lésbicas, gays, transexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuais) como meio e particularizado por suas próprias demandas sociais, a exemplo o respeito a diversidade cultural trazida no preâmbulo da Constituição do Brasil e também defender sua classe que se divide em vários segmentos. Desse modo, tenta explicar como a propriedade artística se colocaria para as drags queens, fortalecendo a propriedade artística das Drags Queens, sendo através dessa que a comunidade se dota de representatividade para a sociedade que infelizmente se reproduz preconceituosa. Metodologia: O método utilizado nessa pesquisa é qualitativo, sendo a pesquisa de cunho teórico e procedimento bibliográfico. Conclusão: A atual sociedade a falta de empatia em colaboração com o preconceito em relação ao “ser” diferente e com isso a representatividade reconhecida por meio da propriedade artística desenvolveria uma qualidade e respeito a essas pessoas excluídas. A Constituição Federal consagra como um dos fundamentos da República o pluralismo político, que significa o respeito a diversidade, seja ela cultural, social. Reflete a sociedade brasileira a falta de empatia em colaboração com o preconceito em relação ao “ser” diferente e com isso a representatividade reconhecida por meio da propriedade artística desenvolveria uma qualidade e respeito a essas pessoas excluídas.

Palavras-Chave: comunidade LGBTTQIA+, representatividade, expressões artísticas e gênero

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, UFRGS, BRASIL.