XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Um Estudo Comparativo entre Aplicativos Móveis Utilizados para Gerenciamento de Obras

Matheus Ferreira Sampaio1

Francisco Diego Bezerra Soares.2

Guilherme Esmeraldo3

Introdução: A sociedade atual tem vivenciado a evolução dos serviços de telefonia móvel em proporções nunca antes imaginadas. Os processos de interação entre homens e máquinas estão sendo redefinidos ao passo em que as tecnologias móveis evoluem. Com isso, pode-se estabelecer relações onde foi possível a criação e o desenvolvimento de aplicativos móveis para as mais diversas finalidades. Os smartphones, que hoje são computadores de bolso com acesso a milhões de aplicativos, têm como principal característica a mobilidade. Essa propriedade pode ser de suma importância para alavancar melhorias nos processos de gerenciamento de um canteiro de obra, proporcionando mais integração e estreitando o contato do canteiro de obras com o escritório. Com a ideia de apoiar e otimizar o tempo do engenheiro, esses aplicativos móveis têm se mostrado bastante úteis pois vão desde uma simples planilha, que pode apoiar na gestão da obra, até software para projetos estruturais em 3D de um edifício. Objetivo: Este estudo objetivou analisar as características de sete aplicativos voltados para gestão, planejamento e controle de obras, disponíveis gratuitamente nas lojas oficiais dos sistemas operacionais IOS e Android. Como o estudo é de caráter comparativo, buscou-se fornecer uma análise das vantagens e desvantagens em utilizar cada ferramenta. Metodologia: A metodologia empregada neste estudo é investigativa e online. Os passos metodológicos incluíram: 1) pesquisa online em lojas de aplicativos dos sistemas IOS e Android, buscando conhecer e caracterizar os aplicativos; 2) análise comparativa entre os aplicativos encontrados, de modo a apresentar opções favoráveis ao uso na construção civil. Para a comparação, utilizou-se dois grupos de métricas: i) caracterização técnica: idioma, plataforma, espaço utilizado para armazenamento e avaliação dos usuários; e ii) serviços disponíveis para obras: cálculos de insumos, relatórios diários, acompanhamento, acesso aos projetos, orçamento e planejamento; 3) análise dos resultados visando a elaboração de perfis com os quais cada aplicativo mais se identifica dentro da problemática macro que é o gerenciamento de obras. Conclusão: Dentre os aplicativos pesquisados, somente um deles não dispõe de versão em português. Ressalta-se que todos os aplicativos analisados estão disponíveis para dispositivos Android. Isso é muito positivo, já que a maioria dos smartphones utilizados no Brasil fazem uso desse sistema operacional. De uma maneira geral, os aplicativos móveis foram avaliados positivamente pelos usuários, estando sempre entre "bons" e "ótimos". Isso significa que cumprem o seu propósito, mesmo que sejam serviços muito restritos e pontuais. Somadas às avaliações de usuários, observou-se ainda que menor espaço dedicado para o armazenamento torna-se um dos fatores determinantes para adesão à ferramenta. Se mais compactos, geralmente não demandam muitos recursos do smartphone, apresentando-se como ferramentas rápidas e simples. No entanto, aqueles que requerem mais espaço para armazenamento frequentemente oferecem mais atributos. Analisando o foco desses aplicativos foi possível perceber que o serviço mais comumente encontrado é o de emissão e recebimento de relatórios diários, sendo que este estudo considerou uma gama mais ampla para os serviços disponíveis. Poucos são os aplicativos que se dedicam a executar as tarefas de projeto, orçamento e planejamento de obras. Pressupõe-se que isso se dá devido à dificuldade em realizar essas tarefas em um dispositivo compacto como um smartphone. Por demandar mais recursos computacionais e acesso simultâneo a diversos documentos e ambientes, é comum que essas atividades sejam comumente realizadas em notebooks e/ou computadores de mesa. Concluiu-se, com a presente pesquisa, que necessita-se aprimorar os aplicativos móveis voltados gerenciamento de obras de construção civil, visando integrar mais serviços em uma única ferramenta, favorecendo o usuário e contribuindo para uma gestão verdadeiramente simplificada e acessível.

Palavras-Chave: Gerenciamento de Obra., Aplicativo Móvel., Estudo Comparativo.

2. Co-autor, Especialização (Concluído), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  3. Orientador, Doutorado (Concluído), INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE