XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

O USO DO SIG PARA REALIZAÇÃO DE UM INVENTÁRIO DAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS DO CENTRO DE BARBALHA-CE COMO FORMA DE INCENTIVO AO TURISMO CULTURAL NA CIDADE.

Emanuel Ewerton Matias 1

Thaliny Candida da Silva2

Allana de Deus Peixoto3

Introdução: A cidade de Barbalha-CE, está localizada na região metropolitana do Cariri e tem como destaque um grande acervo arquitetônico de valor histórico datadas do Período Imperial, segundo Ferreira (2018), professor do curso de geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) Barbalha é a única cidade do sul do Ceará que ainda possui edificações do século XIX preservadas. Notada pelos turistas de todo o país, devido aos festejos da Festa de Santo Antônio, um evento cultural que movimenta a economia e o turismo, a cidade ainda possui um grande déficit quanto ao reconhecimento das suas edificações históricas, devido à falta de um inventário que contenha informações para a sua conservação, tais como: referenciamento geográfico, situação de conservação, degradação das edificações, delimitação de rotas e acessos para incentivo ao turismo. De acordo com Fernandes et.al (2014), a utilização da tecnologia de Sistema de Informação Geográfica (SIG) pode ser considerada uma ferramenta eficiente para a gestão e a preservação de Sítios Culturais Patrimônio Mundial da Humanidade. Tal ferramenta pode ser utilizada para a monitorização do patrimônio e também servir de base como indicador de desenvolvimento sustentável de áreas de preservação histórica. Diante do contexto, o Sistema de Informação Geográfica (SIG) apresenta-se como uma ferramenta de controle e organização de informações e como um mecanismo de suma importância para permitir a organização nas tomadas de decisões pela gestão municipal no que diz respeito a preservação dessas obras arquitetônicas. É possível, através do SIG, identificar, monitorar e catalogar todas as edificações de interesse histórico, que possa servir de base para o turismo através da geração de mapas e rotas de acesso. Para Lyra (2006), “A obra arquitetônica, por ser uma arte eminentemente utilitária, necessita ser continuamente usada para sobreviver” desse modo o turismo faz-se de grande importância para preservação dessas edificações. Objetivo: O presente trabalho consiste em identificar e monitorar as edificações de interesse histórico localizadas no Centro de Barbalha através da utilização do SIG como ferramenta fundamental e fomentar o turismo da região a fim de aumentar a preservação do patrimônio e a geração de renda, tendo como produto inicial a proposição de um mapa humanizado das edificações históricas de Barbalha-CE. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa teórica e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo procedimentos de estudo bibliográfico, levantamento de campo e utilização de softwares. Inicialmente, faz-se a identificação dos edifícios históricos do centro de Barbalha, por meio de revisão bibliográfica e do ArcGis 10.6.1, sendo obtidos dados geográficos das edificações históricas, dispostas entre a Rua da Matriz e Rua Dez. Em seguida, é realizada a alimentação da planilha de atributos, com dados que foram recolhidos por meio da visita em campo, tais como: nome, endereço, proprietário, medições, atual condição do edifício e outras informações importantes. A visita também consistiu em fotografar os prédios para maior detalhamento das informações. A etapa seguinte consiste na construção do mapa humanizado para os turistas com o auxílio do ArcGis e do SketChup para realização da representação gráfica da área de estudo. E por fim, é realizado um estudo para interpretação e análise do processo e do produto final obtido pela pesquisa. Conclusão: O estudo contribuirá com o desenvolvimento de um acervo de catalogação das edificações históricas, garantindo auxílio para a fiscalização da gestão municipal, visando identificar e monitorar os prédios históricos, e alimentar um banco de dados com todas as informações geográficas e referentes à situação de conservação dessas obras arquitetônicas, além do desenvolvimento inicial do mapa humanizado das edificações históricas do Centro de Barbalha, que pode contribuir para a divulgação e a acessibilidade ao patrimônio arquitetônico na região e auxiliar em seu processo de conservação.

Palavras-Chave: Patrimônio Histórico, Sistema de Informações Geográficas, Conservação

3. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade de Brasília, UnB