XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Diagnóstico de drenagem urbana no município de Juazeiro do Norte - CE

Laís Santos Ferreira Barbosa1

Ricardo Henrique de Andrade Dutra2

Introdução: O aumento dos registros de desastres naturais no Brasil, especialmente no que se refere às inundações, ocorreu muito condicionado a intensa urbanização processada nas últimas décadas. A ineficácia de um planejamento urbano relacionado à questão da drenagem urbana, somado as alterações causadas pelo crescimento desordenado de uma determinada região e ao uso inadequado do seu solo, devido ao crescente número de construções e edificações, aumentam a impermeabilização da superfície, logo, altera-se também o ciclo hidrológico natural, diminuindo a infiltração da água no solo. Com a redução da área permeável, a região passa a ter um aumento do escoamento superficial das águas pluviais, ocasionando a geração de problemas de solução complexa que, na maioria das vezes, requerem obras estruturais bastante onerosas para sua correção (PINTO, M. et SOUZA JÚNIOR, A., 2018). Para que um sistema drenante seja eficiente, o mesmo deve possuir medidas que previnam inundações, alagamentos. Permitindo o escoamento rápido das águas, garantindo a segurança da população (IBGE, 2005; BARROS, 1995). A identificação das áreas potencialmente inundáveis em eventos chuvosos, pode esta normalmente relacionada a fatores importantes como topografia, grau de superfície impermeabilizada, intensidade e duração da precipitação. Portanto, entende-se a necessidade da definição das áreas potencialmente inundáveis, afim de evitar eventuais transtornos (COELHO 2016). O Sistema de Informações Geográficas (SIG) surge como uma potencial ferramenta, que pode ajudar no mapeamento desses pontos críticos, pois o mesmo possui informações georreferenciadas, apresenta aspectos como relevo, declividade, rede drenante entre outros aspectos que ajudam de forma direta o mapeamento de pontos críticos a inundações( COELHO 2016). Objetivo: O projeto tem como objetivo analisar as áreas propensas a ocorrência de inundações na cidade de Juazeiro do Norte/CE, a partir dos parâmetros morfométricos, hipsometria e declividade da área de estudo. Metodologia: Obter-se-á os parâmetros físicos da bacia hidrográfica da região de estudo, assim como a análise morfométrica da mesma. Para tais fins, as citadas variáveis serão extraídas em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e da análise dos dados fornecidos de órgãos públicos. Far-se-á a delimitação das macros e microbacias, por meio do ArcGis, e as análises da caracterização morfométrica das mesmas em conjunto com a caracterização e avaliação/classificação do uso e ocupação do solo da região. Por meio de série histórica de dados de precipitação do local de estudo e de modelos hidrológicos chuva-vazão determinar-se-á o coeficiente de escoamento superficial (CN) para cada microbacia delimitada, para assim, elaborar um diagnóstico das áreas mais suscetíveis a enchentes na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Conclusão: Delineação do SIG para modelagem de dados espaciais, associada à aplicação e um modelo hidrológico chuva-vazão, como forma de permitir uma estimativa das áreas propensas a inundações e enchentes, considerando a ocupação humana e impermeabilização do solo. Desse modo, muitos dos impactos decorrentes das inundações, podem ser estimados com antecipação e se constituir uma ferramenta para minimizar os transtornos e prejuízos à sociedade. Espera-se que tal estudo permita aos técnicos e gestores do setor novos dados, para o auxílio na tomada de decisões e escolha da metodologia a serem aplicados nas ações de avaliação e caracterização da drenagem urbana do município.

Palavras-Chave: Drenagem urbana, SIG, Uso e ocupação do solo

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UFG - Universidade Federal de Goiás