XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Desenvolvimento de um jogo de cartas como forma de gamificação do conteúdo educativo

Hélder do Nascimento Zacarias1

Anselmo Lacerda Gomes2

Introdução: O processo de transmissão de conhecimento e aprendizagem realizado hoje nas instituições de ensino em geral é predominantemente construído de forma que o professor transmita o conhecimento unilateralmente, com participação passiva do aluno. O conceito de gamificação, a aplicação de elementos e ideias de jogos em outras áreas, mostra-se uma alternativa atraente para promover um engajamento maior dos alunos no processo educativo. A ubiquidade dos sistemas computacionais e dos jogos na vida cotidiana, aliada a demanda de novas propostas didáticas que promovam maior engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, dão margem ao surgimento de novas ferramentas educativas, uma delas os jogos educacionais. Este trabalho mostra-se relevante quando considerado o número restrito de estímulos que podem ser explorados no contexto de uma aula convencional, o que limita o processo de recepção e armazenamento eficazes de conhecimento pelos estudantes. A utilização de jogos educacionais tal como instrumento de aprendizagem apresenta uma alternativa viável de ferramenta complementar de ensino. Os jogos podem assistir o professor a gerar um espaço de aprendizado onde o aluno pode explorar de forma mais ativa os conceitos estudados em sala de aula. Objetivo: Dessa forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de cartas, com a finalidade de explorar o conteúdo desenvolvido na sala de aula, através de um ambiente lúdico e dinâmico. De forma mais específica, o aluno, ao jogar, responderá questões de múltipla escolha apresentadas em cartas. O estudante poderá jogar com outros estudantes, competindo entre si em batalhas no jogo. Assim, pretende-se oferecer ao educando a interação com os recursos multimídia inerentes aos jogos, ampliando, dessa maneira, os estímulos trabalhados com o jogador na aprendizagem, além do uso da competitividade como instrumento motivacional para o estudo. Metodologia: A metodologia utilizada para a construção desse trabalho divide-se em duas fases: análise de artigos e construção do software. Em um primeiro momento, foi feita uma análise de trabalhos que abordam os assuntos correlatos ao tema do trabalho, que ofereçam a base teórica suficiente para justificar a proposta do trabalho. Posteriormente, foram escolhidas as tecnologias a serem utilizadas para a produção do programa. A ferramenta Unity foi escolhida para a construção do software, em conjunto com a linguagem de programação C#. Quanto à plataforma, optou-se pelo desenvolvimento de um sistema mobile, destinado ao sistema operacional Android, considerando sua popularidade entres os usuários de smartphones. Conclusão: Uma vez que o objeto do trabalho, o software, encontra-se em processo de desenvolvimento, o trabalho ainda não apresenta resultados práticos que possam ser relatados e avaliados.

Palavras-Chave: Gamificação, Jogos educacionais, Aprendizagem

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE