XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UMA EXTRUSORA PARA PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS

Antonio Elvis de Sousa Vidal1

Samuell Aquino Holanda2

Introdução: Novas tecnologias mudam o mundo e a impressão em três dimensões tem destaque na indústria, a manufatura aditiva tem vertentes com o uso da prototipagem em produtos, a redução de etapas e processos e a economia de material. Em sua maioria as impressoras 3D usam filamentos polímericos, os mais comuns são: ácido poliático (PLA), acrilonitrila butadieno estireno (ABS), Politereftalato de etileno (PET) com Glycol denominado PETG. Estes materiais permitem o processo de reciclagem, quanto maior a reciclagem menor é a quantodade de resíduos sólidos no meio ambiente, diminuindo a emissão para o ar e a água e do consumo de energia, petróleo e gás natural. Visando este ganho econômico e ambiental, métodos de reciclagem vem tomando cenários econômicos, existem várias partes interessadas nessa área, desde as empresas de reprocessamento, os fabricantes de filamentos, marcas de moda, impressão 3D, fundações envolvidas em questões de sustentabilidade em relação aos plásticos. Objetivo: Este projeto busca desenvolver uma máquina de extrusão de materiais poliméricos que simplifique e diminua os custos de obtenção de filamentos para impressoras 3D. Para isso, será realizado um levantamento dos elementos necessários para a construção da extrusora, focando no reaproveitamento de materiais e na aquisição de peças de baixo custo; na construção, validação dos elementos e equipamentos, tudo isso com uma revisão bibliográfica que permita selecionar um polímero reciclável, visando o retorno sustentável esperado para o projeto Metodologia: O trabalho é de natureza conceitual que objetiva o projeto, desenvolvimento, montagem e validação de um protótipo de extrusora de baixo custo a partir da coleta dos dados necessários na revisão bibliográfica. O mesmo se baseia em um projeto oferecido pela Precious Plastics, fundada em 2013 por Dave Hakkens com o intuito de diminuir o uso de resíduos sólidos, ele oferece guia simples gratuito com peças modificáveis durante a confecção. O projeto é de desenvolvimento e construção de uma extrusora de bancada para analises de polímeros em âmbito laboratorial na criação de polímeros de forma sustentável. Seu desenvolvimento se dará na Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE), na cidade de Juazeiro do Norte no Estado do Ceará. Sua abordagem é a busca de materiais a serem usados em setores como o acadêmico, industrial e comercial. O início do projeto está para o segundo semestre de 2019. Este projeto será divido por fases, pesquisa de materiais para a confecção da extrusora e construção do equipamento com supervisão acadêmica para uso de ferramentas de controle e corte. Concluidas será feito uso da extrusora para seus fins de pesquisa e produção de filamentos para impressora 3D. Conclusão: Ao final do trabalho espera-se que o projeto e concepção da extrusora reflita as potencialidades mercadológicas da pesquisa universitária para o desenvolvimento de um produto fruto da ciência alinhado aos interesses do setor industrial, abrindo portas para a popularização da manufatura aditiva como aliada da produtividade nesse cenário montado pela Indústria 4.0, os benefícios das relações entre indústria e academia científica. O projeto de construção da extrusora visa a obtenção de filamentos poliméricos com o intuito de reaproveitar os resíduos sólidos produzidos localmente, com o viés sustentável, este equipamento será desenvolvido para ser gerador de matérias primas ou filamentos de baixo custo e possibilite a sua utilização de forma regular. Além disso, o projeto, desenvolvimento e validação de um protótipo de produto exige uma visão ampla de diversas áreas das engenharias, que garanta a compatibilização das várias partes, elementos e sistemas e reduza os riscos de falhas e erros de projeto. Paralelamente, espera-se agregar valor ao curso de Engenharia de Produção da FAPCE na temática de fabricação de peças 3D e fortalecimento das relações da faculdade com indústrias locais.

Palavras-Chave: Filamento, extrusora, polímero

2. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG