XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

BENCHMARKING: UMA FERRAMENTA DE ADMINISTRAÇÃO PARA TORNAR A EMPRESA COMPETITIVA

Maria Yasmim Melo da Silva1

Lamarck Caymi Azevedo Cavalcante2

Emmanuela Suzy Medeiros3

Introdução: Ao abordar sobre o termo Benchmarking refere-se a uma técnica que consiste em acompanhar os processos de organizações, analisando as melhores práticas administrativas, podendo ser uma empresa concorrente ou não. É um processo contínuo, sistemático de pesquisa, que avalia serviços, produtos e métodos de trabalho, com o objetivo de tornar a organização competitiva, melhorando a qualidade. De tal modo que o benchmarking não é uma cópia ou imitação, não é um modismo da administração, não é uma “receita”. Contudo o principal objetivo é aprender com os erros e acertos dos outros, extrair as melhores práticas, adaptando. Caso você queira fazer o benchmarking é simples, é só visitar seu concorrente que está sendo elogiado pelo mercado, fazer uma visita à loja física ou online, compre um produto ou serviço dele, viva a experiência enquanto cliente dele. Todavia após você terá insights sobre o que ele tem de melhor e aplicar na sua empresa. Vale salientar que você não irá imitar ou copiar, você irá identificar os diferenciais de sucesso que ele possui, adequar as melhores práticas a sua empresa. O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado. Objetivo: Analisar como o benchmarking pode contribuir para a empresa tornar-se competitiva, conceituar benchmarking, mostrar como fazer o benchmarking. Metodologia: A metodologia utilizada foi através de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica, através de pesquisas em revistas, livros, periódicos, publicações avulsas e imprensa escrita, contudo a pesquisa foi realizada a partir de diversos autores que versam sobre a temática. Conclusão: Todavia é imprescindível ter convicção que não é uma cópia que se faz do concorrente, pois nem sempre o que dá certo para uma empresa, pode dá para outra, pois por trás existe a questão cultural, a realidade financeira etc, que é preciso avaliar, pois as realidades são diferentes de empresa para empresa. Desse modo é importante adaptar as melhores práticas para torná-la competitiva. Valendo lembrar que o benchmarking pode ser de cooperação, ou seja, de comum acordo, organizações que não são concorrentes entre si, partilham informações sobre seus processos. Nessa ótica, abrir as portas para que outras empresas conheçam as melhores práticas, os seus processos dá a essas empresas prestígio e notoriedade.

Palavras-Chave: Ferramenta de administração, Competitividade, melhores práticas

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Doutorado (Concluído), Faculdade Norte do Paraná