Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia
Juazeiro do Norte - CE
Eduardo Alencar de Oliveira1
Edileuza Barbosa de Amorim2
Emanuel Messias Saraiva de Sousa3
Ângela Kerley Pereira Lima4
Introdução: A passarela presente na Avenida Ailton Gomes entre os bairros Pirajá e Franciscanos da cidade de Juazeiro do Norte é um local comum de trânsito de pedestres, onde passam dezenas de pessoas diariamente, tendo em vista que é caminho para o Mercado do Pirajá, para o trabalho ou escola. Além disso a passarela também é utilizada para a prática de caminhada. Por ser um lugar de intenso fluxo de pedestres é necessário que tenha estrutura para comportar esse fluxo, logo o presente trabalho tem a intenção de avaliar se as condições da passarela são confortáveis para a caminhabilidade. O favorecimento da caminhada vem sendo cada vez mais um fator importante para mostrar o desenvolvimento de uma cidade, visto que a tendência mundial é diminuir o uso do automóvel e promover outros meios de se locomover na cidade, como o ônibus, bicicleta e até mesmo a pé. Há exemplos de várias cidades ao redor do planeta que adotaram uma política mais voltada à pessoas e, assim, conseguiram trazer mais qualidade de vida. Para isso será utilizada a ferramenta Índice de Caminhabilidade(ICam), desenvolvida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento(ITDP), visto que “é uma ferramenta que permite mensurar as características do ambiente urbano determinantes para a circulação dos pedestres, bem como apresentar recomendações a partir dos resultados obtidos na avaliação”. Objetivo: Analisar a infraestrutura presente na passarela com o intuito de saber o quanto a passarela favorece a caminhabilidade. Metodologia: A metodologia usada tem como tipo de pesquisa teórica e de campo, de abordagem quali-quantitativa, e os procedimentos adotados foram estudo bibliográfico – Manual do Índice de Caminhabilidade, Cidades para Pessoas de Jan Gehl e Cidade Caminhável de Jeff Speck – e observação em campo. Conclusão: Dos 10 indicadores analisados a partir do Índice de Caminhabilidade quatro tiveram resultado insuficiente, quatro suficiente e dois bom, dando um resultado final suficiente. Os indicadores de melhor desempenho foram os de sombra e abrigo e o de dimensão das quadras. A passarela possui muitas árvores em seu eixo longitudinal, que é o que gera a presença de sombra em quase toda sua extensão. Porém essas mesmas árvores que geram sombra de dia impedem que a iluminação dos postes chegue a passarela durante o período noturno, fazendo com que uns trechos fiquem muito escuros. Os de pior desempenho foram largura e distância a pé ao transporte. Nenhum segmento analisado tem a largura mínima de um metro e meio em seu trecho crítico. E a distância até um ponto de Ônibus intermunicipal - que são os que chegam mais próximo do recomendado pela ferramenta que é de um ônibus a cada dez minutos - é de no mínimo quatrocentos metros.
Palavras-Chave: Caminhabilidade, Juazeiro do Norte, Icam