XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Análise da caminhabilidade na Avenida Ailton Gomes em Juazeiro do Norte através da ferramenta índice de caminhabilidade(icam)

Eduardo Alencar de Oliveira1

Edileuza Barbosa de Amorim2

Emanuel Messias Saraiva de Sousa3

Ângela Kerley Pereira Lima4

Introdução: A passarela presente na Avenida Ailton Gomes entre os bairros Pirajá e Franciscanos da cidade de Juazeiro do Norte é um local comum de trânsito de pedestres, onde passam dezenas de pessoas diariamente, tendo em vista que é caminho para o Mercado do Pirajá, para o trabalho ou escola. Além disso a passarela também é utilizada para a prática de caminhada. Por ser um lugar de intenso fluxo de pedestres é necessário que tenha estrutura para comportar esse fluxo, logo o presente trabalho tem a intenção de avaliar se as condições da passarela são confortáveis para a caminhabilidade. O favorecimento da caminhada vem sendo cada vez mais um fator importante para mostrar o desenvolvimento de uma cidade, visto que a tendência mundial é diminuir o uso do automóvel e promover outros meios de se locomover na cidade, como o ônibus, bicicleta e até mesmo a pé. Há exemplos de várias cidades ao redor do planeta que adotaram uma política mais voltada à pessoas e, assim, conseguiram trazer mais qualidade de vida. Para isso será utilizada a ferramenta Índice de Caminhabilidade(ICam), desenvolvida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento(ITDP), visto que “é uma ferramenta que permite mensurar as características do ambiente urbano determinantes para a circulação dos pedestres, bem como apresentar recomendações a partir dos resultados obtidos na avaliação”. Objetivo: Analisar a infraestrutura presente na passarela com o intuito de saber o quanto a passarela favorece a caminhabilidade. Metodologia: A metodologia usada tem como tipo de pesquisa teórica e de campo, de abordagem quali-quantitativa, e os procedimentos adotados foram estudo bibliográfico – Manual do Índice de Caminhabilidade, Cidades para Pessoas de Jan Gehl e Cidade Caminhável de Jeff Speck – e observação em campo. Conclusão: Dos 10 indicadores analisados a partir do Índice de Caminhabilidade quatro tiveram resultado insuficiente, quatro suficiente e dois bom, dando um resultado final suficiente. Os indicadores de melhor desempenho foram os de sombra e abrigo e o de dimensão das quadras. A passarela possui muitas árvores em seu eixo longitudinal, que é o que gera a presença de sombra em quase toda sua extensão. Porém essas mesmas árvores que geram sombra de dia impedem que a iluminação dos postes chegue a passarela durante o período noturno, fazendo com que uns trechos fiquem muito escuros. Os de pior desempenho foram largura e distância a pé ao transporte. Nenhum segmento analisado tem a largura mínima de um metro e meio em seu trecho crítico. E a distância até um ponto de Ônibus intermunicipal - que são os que chegam mais próximo do recomendado pela ferramenta que é de um ônibus a cada dez minutos - é de no mínimo quatrocentos metros.

Palavras-Chave: Caminhabilidade, Juazeiro do Norte, Icam

4. Orientador, Doutorado (Cursando), UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN