XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2019

NEUROMARKETING COMO ESTRATÉGIA PARA FIDELIZAR CONSUMIDORES

Caio Casanova Corcini Simão1

João Henrique da Silva2

Suelena Ferreira de Oliveira3

Introdução: A constante mudança nas variáveis ambientais tem impulsionado as empresas a se adaptarem de forma mais rápida e dinâmica. Especialmente variáveis como comportamento do consumidor e tecnologia forçam as organizações a atuarem sob a perspectiva da inovação, oferecendo novos produtos e conceitos. Baseado no estudo sobre o comportamento dos consumidores, DOMINGOS (2009), relata um cenário de empresas que fracassaram, pois não prestaram atenção efetivamente em seus consumidores. Isto porque as ferramentas de pesquisas de marketing utilizadas, por vezes, mostraram-se limitadas diante da quantidade de informação geradas a respeito do mencionado comportamento e a transformação do mesmo. As pesquisas atuais de Marketing, consideram apenas o que é verbalizado pelo consumidor, diante disso o neuromarketing surgiu com o objetivo de entender melhor não só o que é falado, mas também o que o consumidor pensa sobre um produto, serviço ou marca. O Presente artigo, abordará meios, baseados no neuromarketing, para fidelização de clientes, e se justifica na medida em que as estratégias são associadas ao cotidiano de todo consumidor. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo geral explanar a utilização do neuromarketing como uma estratégia de fidelização do consumidor. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: explicar o neuromarketing; contextualizar o comportamento do consumidor na atualidade; relacionar neuromarketing, fidelização e comportamento do consumidor. Metodologia: Para o desenvolvimento do presente trabalho a pesquisa foi concentrada na coleta de dados bibliográficos, especialmente utilizando livros e respectivos autores capazes de dar sustentação a temática proposta. Quanto ao objetivo, tratou-se de uma pesquisa de cunho exploratório, que tem como base a busca do aprofundamento de ideias (GIL, 2002). A abordagem utilizada foi qualitativa. Conclusão: Compreendeu-se da análise até aqui empreendida que geralmente, os consumidores não conseguem explicar e até mesmo compreender precisamente como fazem escolhas dentro do mercado, as tentativas para decifrar essas informações fazendo perguntas, estão cada vez mais ineficientes, por isso, se faz necessário que os profissionais do marketing concentrem os esforços nas emoções e necessidades inconscientes do comprador. Alguns gatilhos podem ser ativados no cérebro ao serem estimulados, e em geral, fidelidade é associada a uma relação humana, e pode ser igualmente associado a uma marca, produto ou serviço, por isso é de suma importância a quantidade de tempo gasto e a qualidade da interação com os consumidores. Manter um consumidor fiel, atualmente é mais barato do que conquistar novos consumidores e é importante ressaltar que ao fideliza-lo, o mesmo pode se tornar um defensor e propagador da marca.

Palavras-Chave: Neuromarketing, Marketing, Fidelizar

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Especialização (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP