XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Trabs – Trabalho remunerado à base de serviços.

Janaina Feitosa dos Santos1

Matheus Maximiano de Melo Vieira2

Jonathan Willian de Lima Alves3

Suelena Ferreira de Oliveira4

Introdução: Na contemporaneidade, com o advento da tecnologia, muitas formas de oferecer serviços foram simplificadas com o intuito de oferecer praticidade, eficiência e um melhor custo benefício para os usuários, que cada vez mais precisam ter seu tempo otimizado e seus custos minimizados. O termo “uberização” se origina do Uber, startup criada em 2009 que revolucionou a forma de oferecer um serviço, que até então era bem comum, mas nem um pouco eficiente. Nesse sentido, a plataforma Trabs escolheu essa temática para ser a base do seu desenvolvimento em função de que com isso ela poderá agregar muito para a inclusão de novos profissionais no mercado de trabalho. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma plataforma web que diminua a burocracia de se conseguir um serviço otimizando a comunicação entre o cliente que necessita de um serviço e um profissional que deseja prestar o mesmo. Baseado nisso, os objetivos específicos são, o aprimorar a plataforma de modo que ela tenha usabilidade e facilite a comunicação entre os usuários da mesma maneira que a oferta e a procura de serviços, garantindo uma renda extra aos profissionais já ingressos no mercado e em contrapartida gerar oportunidade de emprego, como também oferecer profissionais capacitados para o mercado. Metodologia: A plataforma está em desenvolvimento, e durante esse processo estão sendo feitas pesquisas para a obtenção de dados secundários de fontes como o Ministério do Trabalho acerca das leis trabalhistas vigentes, dados estatísticos, em função de termos informações de como a aplicação pode atuar de maneira mais segura para esses profissionais. Bem como pesquisa de mercado, a última respeito à avaliação da concorrência onde temos GetNinjas e iPrestador, analisamos suas estratégias e identificamos seus pontos fortes e fracos. Foi identificado que suas interfaces não oferecem segurança o suficiente para o cliente pois faltam informações básicas como foto de perfil do usuário que prestarão seus serviços. Outra insatisfação dos clientes é que elas garantem atendimento em qualquer região do país contudo não tem suporte para isso. Porém, seus pontos fortes é que essas plataformas estão a muito tempo no mercado e possuem aplicativos mobile (smartphone). Em relação ao desenvolvimento da aplicação já se possui a prototipação das telas e a definição das tecnologias que serão utilizadas no desenvolvimento da plataforma que serão elas: React, HTML, CSS para a interface e Nodejs para a lógica do sistema. Também utilizaremos de geolocalização para filtrar e informar aos clientes quais prestadores de serviços estarão mais próximos dele. Apesar da aplicação ser web, ou seja, poderá ser acessada somente através de navegadores, ela também será web-responsiva, se adequando ao tamanho da tela do aparelho que o usuário estará utilizando. Conclusão: Conclui-se que, embora já tenha sido enfatizado que a aplicação está em desenvolvimento o modelo de negócio é bastante viável, e será a primeira plataforma da região que oferece esse tipo de serviço. Além de tudo isso está sendo estudado possibilidades de parcerias com empresas da região como fonte de receita. Dessa forma poderemos atingir todos os objetivos descritos.

Palavras-Chave: Serviços, Plataforma, Uberização

4. Orientador, Mestrado (Concluído), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)