XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ceará: terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia

ISSN 1984-1876Setembro/2019

Adopet: Protótipo de aplicativo para adoção de animais de maneira prática e monitorada

Davi Guimarães Leite1

Anselmo Lacerda Gomes2

Introdução: No Brasil segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2014 foi estimado que existiam mais de 30 milhões de animais abandonados, dentre esses, 10 milhões são gatos e 20 milhões cães. Além disso, estima-se que em cidades do interior do país, cerca de ¼ da população de animais vivam nas ruas. Por não terem acesso aos cuidados adequados, esses bichinhos acabam se tornando vetores de doenças, passam frio, fome, sede e estão super suscetíveis a maus-tratos, esse cenário, além de doloroso para os bichinhos, representa um grave problema de saúde pública para os municípios. Outra realidade, são os animais que estão sob tutela de ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e protetores de animais, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil em 2019, foram mapeadas 370 organizações no Brasil, do total, 169 entidades estão no Sudeste, tutelando mais de 78 mil animais. A maior parte dos animais é formada por cachorros (96%) e apenas uma minoria, gatos (4%), estima-se que ao total existam mais de 170 mil cães e gatos em espera pela adoção responsável. Objetivo: Tendo como base os dados supracitados, o seguinte trabalho tem como objetivo geral contribuir à sociedade, otimizando o processo de adoção de animais, fornecendo uma solução tecnológica que ajude as ONG’s a operarem com mais eficiência, mais especificamente, desenvolver um aplicativo móvel intitulado Adopet. No qual técnicas de geolocalização serão utilizadas permitindo buscas inteligentes que fornecerão acesso imediato aos animais disponíveis para adoção mais próximos do possível adotante, consequentemente, trazendo mais comodidade ao processo de encontro do animal, também será implementado um módulo de monitoramento da adoção que irá fornecer acompanhamento permitindo saber se o animal continua com o adotante. Para as ONG’s também será desenvolvido um sistema web gerencial que permitirá o controle dos dados que serão dispostos no aplicativo, como por exemplo, os animais que a ONG possui e que estão disponíveis para adoção. Metodologia: A pesquisa será feita em etapas, a primeira delas é a de levantamento bibliográfico, onde serão realizadas buscas por dados quantitativos com relação ao número de animais abandonados no Brasil e que se encontram amparados por protetores dos animais, as leis que estão em vigência no Brasil e que dão suporte aos animais e os métodos que serão utilizados para o desenvolvimento, e a segunda a análise de aplicações semelhantes que estão no mercado demonstrando seus pontos positivos e negativos em relação ao que está sendo desenvolvido. Dando apoio a metodologia, um aplicativo será desenvolvido, as seguintes tecnologias serão utilizadas, o framework React Native e o sistema web utilizará a biblioteca React.js. Ambos irão obter, inserir e remover dados através de requisições http a uma Restful Application Programming Interface (Restful API) construída com Ruby on Rails. A técnica de geolocalização será implementada utilizando a gem geocoder. O Json Web Token será aplicado para que usuários autenticados obtenham um token de acesso, que será utilizado para se comunicar com algumas rotas restritas da API. Na etapa de produção os produtos desenvolvidos irão ser hospedados e disponibilizados nas seguintes plataformas: Heroku: Cloud Application Platform, Netlify e Google Play. Conclusão: Espera-se que ao concluir a aplicação e com a utilização do mesmo, as necessidades das ONG’s e dos abrigos de animais regionais sejam supridas, aumentando o número de adotantes, diminuindo o número de animais nas ruas, nos abrigos e consequentemente os gastos através da modificação dos processos internos atualmente aplicados. O aplicativo e o sistema web se encontram em fase de desenvolvimento, no momento estão sendo trabalhados os seguintes elementos: Restful API e Dashboard do sistema web, as funções de cadastro da ONG e login já estão em pleno funcionamento.

Palavras-Chave: Adoção de animais, Aplicativo nativo, Geolocalização

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE