XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão

Ícaro Sabbath da Silva Leal1

Jaciane Lima da Silva2

Dante Feitosa Siebra de Holanda3

Introdução: A Pesquisa envolve entrevista e participação com líderes e frequentadores dos seguintes grupos: Aliança Bíblica Universitária (ABU); Liga Padre Cícero; Direito ao Alcance de Todos; Gênero, Geração e Direito. Após os dados serem coletados, estes serão reunidos para melhor definir a origem, proposta e impacto de cada um desses movimentos. Tal Pesquisa se torna pertinente ao tema "Ceará: Terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia" da XII Semana de Iniciação Científica da FAP, pois revela anseios e necessidades dos alunos universitários na terra do Cariri que serão elucidados por cada grupo escolhido, porque cada grupo desenvolve-se com uma finalidade distinta. Objetivo: O escopo do escrito é ir ao encontro de um pequeno setor do conceito de Universidade, a saber, a contribuição para sociedade e, ainda mais do que isso, visualizar que tipo de auxílio os alunos realizam formalmente uns aos outros, porque a sociedade tanto está fora como dentro do meio acadêmico e quem pode servir ao mais distante sem se importar com quem está próximo? Eis a nossa proposta com o artigo em evolução: trazer a luz certos movimentos e Grupos de Extensão que simbolizam um amparo para o Cariri, oferecendo assistência jurídica, alimentícia ou mesmo espiritual conforme será explanado. Metodologia: or primeiro, serão executadas entrevistas frente a frente com os líderes de cada movimento selecionado. O diálogo será gravado e junto com ele haverá anotações de fatos importantes para melhor desenvolvimento posterior. Após isso, será visto um momento oportuno para presença nas atividades empreendidas pelas grupos em questão, espera-se que algumas fotos sejam tiradas a fim de melhor fazer sentir a essência dos encontros. Logo, trata-se de uma pesquisa de campo a se desenrolar por intermédio de perguntas com aspectos que oscilam do objetivo ao subjetivo para oferecer uma amplitude de informações acerca do referido. Conclusão: O primeiro dos grupos entrevistados foi a ABU, em seguida Direito ao Alcance de Todos e, por fim, a Liga Padre Cícero e o "Gênero, Geração e Direito". Foi salutarmente generoso o retorno que tais grupos universitários promoveram tanto para outros estudantes bem como para crianças e idosos (caso presenciado por mim, o autor, e a minha coautora). No âmbito precipuamente acadêmico, foi observado uma gentil eferverscência de ideias no que se refere a mesas redondas, workshops, clubes do livro e, gratamente, eventos não periódicos de debates . Em suma, pode-se dizer que ficamos surpresos com o resultado da Pesquisa, isto é, com o peso da sinergia entre professores e alunos ao modelar o coração metropolitano do Cariri.

Palavras-Chave: Cristianismso, Gênero, Economia

1. Autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA