O avanço tecnológico ocasionou mudanças profundas na estrutura do marketing
tradicional ao trazer meios novos e mais abrangentes para alcançar o consumidor.
Com o surgimento do marketing digital, as empresas foram conhecendo as suas
ferramentas e suas vantagens. Junto ao crescimento das mídias sociais, este foi se
tornando cada vez mais popular chegando ao alcance de pequenas e médias
empresas que se beneficiaram da rápida e ampla divulgação promovida pelo
marketing digital, principalmente no período de quarentena provocado pelo vírus
Covid-19. O presente artigo possui como objetivo geral investigar a ação do
marketing digital no e-commerce das organizações em um cenário de pandemia do
Covid-19. Para isso, fez-se necessário contextualizar o marketing digital, bem como,
as ferramentas que o compõe; compreender a necessidade de traçar cenários como
fator fundamental para o planejamento das organizações em momentos de crise,
além de entender o impacto das estratégias digitais nas empresas varejistas; sendo
estes os objetivos específicos. Esta pesquisa justificou-se pela compreensão que as
estratégias do marketing digital foram fundamentais para as organizações durante o
enfrentamento da pandemia e que o conhecimento dessas técnicas aliadas à
capacidade de planejamento no longo prazo podem proporcionar às empresas
benefícios na sua atividade comercial. A pesquisa pertence à natureza qualitativa,
de característica descritiva e exploratória, cuja finalidade é oferecer uma leitura
acessível e capaz de tratar o assunto sob a perspectiva acadêmica, com a intenção
de servir de apoio para futuras pesquisas sobre o tema aqui tratado. Na análise dos
resultados, percebeu-se que o crescimento do e-commerce é exponencial, e não
está ligado somente ao período pandêmico. Conforme os estudos apresentados, o
progresso do e-commerce corresponde ao mesmo período de popularização do
e-marketing, e permanece com bons números até o presente ano, sendo assim,
compreende-se que é válido o investimento neste tipo de mercado.