Informações do artigo


A Influência do Marketing Digital no E-commerce brasileiro em um cenário de pandemia do Covid-19

Pagotto Gonçalves do Nascimento

Hommel Pinheiro Lima

Administração

2021

Marketing Digital. Covid-19. E-commerce. Pandemia. Influência.

O avanço tecnológico ocasionou mudanças profundas na estrutura do marketing tradicional ao trazer meios novos e mais abrangentes para alcançar o consumidor. Com o surgimento do marketing digital, as empresas foram conhecendo as suas ferramentas e suas vantagens. Junto ao crescimento das mídias sociais, este foi se tornando cada vez mais popular chegando ao alcance de pequenas e médias empresas que se beneficiaram da rápida e ampla divulgação promovida pelo marketing digital, principalmente no período de quarentena provocado pelo vírus Covid-19. O presente artigo possui como objetivo geral investigar a ação do marketing digital no e-commerce das organizações em um cenário de pandemia do Covid-19. Para isso, fez-se necessário contextualizar o marketing digital, bem como, as ferramentas que o compõe; compreender a necessidade de traçar cenários como fator fundamental para o planejamento das organizações em momentos de crise, além de entender o impacto das estratégias digitais nas empresas varejistas; sendo estes os objetivos específicos. Esta pesquisa justificou-se pela compreensão que as estratégias do marketing digital foram fundamentais para as organizações durante o enfrentamento da pandemia e que o conhecimento dessas técnicas aliadas à capacidade de planejamento no longo prazo podem proporcionar às empresas benefícios na sua atividade comercial. A pesquisa pertence à natureza qualitativa, de característica descritiva e exploratória, cuja finalidade é oferecer uma leitura acessível e capaz de tratar o assunto sob a perspectiva acadêmica, com a intenção de servir de apoio para futuras pesquisas sobre o tema aqui tratado. Na análise dos resultados, percebeu-se que o crescimento do e-commerce é exponencial, e não está ligado somente ao período pandêmico. Conforme os estudos apresentados, o progresso do e-commerce corresponde ao mesmo período de popularização do e-marketing, e permanece com bons números até o presente ano, sendo assim, compreende-se que é válido o investimento neste tipo de mercado.