Atualmente nota-se que alcançar uma competitividade organizacional tem sido uma estratégia
fundamental para as corporações que hoje buscam traçar trajetórias permanentes e marcantes
em seu público alvo e na sua concorrência. Com o objetivo de determinar quais elementos do
campo de gestão bibliográfica são considerados como proporcionadores de excelentes
condições de atuação em um ambiente empresarial diante do papel do administrador. Este
trabalho foi desenvolvido com base na investigação de materiais em artigos científicos sobre
competitividade, produtividade, eficiência, desempenho e desenvolvimento organizacional do
Portal de Periódicos da CAPES de 2000 a 2019. Por intermédio da análise de 468 pesquisas
científicas, foram identificados 13 aspectos de disputa organizacional: sociedades estratégicas
(alianças), recursos humanos (ou capital), confiabilidade, gestão de conhecimento, gestão de
custos, aspectos culturais, flexibilidade, inovação, gestão de qualidade, velocidade, sistema de
controle, tecnologia de produção, tecnologia de informação e comunicação. Fatores têm
potencial para ajudar a determinar as prioridades empresariais podendo serem vistos como um
guia para construir instrumentos de gestão e programar ações que a competitividade se
aperfeiçoe