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A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR PARA A COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL: O USO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO

Antonio Ribeiro Leite Junior

Suelena Ferreira de Oliveira

Administração

2019

Competitividade, gestão, vantagem competitiva, ferramentas, administrador

Atualmente nota-se que alcançar uma competitividade organizacional tem sido uma estratégia fundamental para as corporações que hoje buscam traçar trajetórias permanentes e marcantes em seu público alvo e na sua concorrência. Com o objetivo de determinar quais elementos do campo de gestão bibliográfica são considerados como proporcionadores de excelentes condições de atuação em um ambiente empresarial diante do papel do administrador. Este trabalho foi desenvolvido com base na investigação de materiais em artigos científicos sobre competitividade, produtividade, eficiência, desempenho e desenvolvimento organizacional do Portal de Periódicos da CAPES de 2000 a 2019. Por intermédio da análise de 468 pesquisas científicas, foram identificados 13 aspectos de disputa organizacional: sociedades estratégicas (alianças), recursos humanos (ou capital), confiabilidade, gestão de conhecimento, gestão de custos, aspectos culturais, flexibilidade, inovação, gestão de qualidade, velocidade, sistema de controle, tecnologia de produção, tecnologia de informação e comunicação. Fatores têm potencial para ajudar a determinar as prioridades empresariais podendo serem vistos como um guia para construir instrumentos de gestão e programar ações que a competitividade se aperfeiçoe