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Marketing de Relacionamento: Uma Análise da confiança, lealdade e satisfação em um mercantil de bairro na cidade de Juazeiro do Norte-CE

Phelipe Victor de Melo

Hommel Pinheiro Lima

Administração

2021

Marketing de relacionamento. Satisfação. Confiança. Lealdade.

O mercado cada vez mais competitivo e crescente induz as empresas a procurarem por práticas que gerem para elas um diferencial competitivo. O marketing de relacionamento é hoje uma ferramenta para as organizações que querem atingir bons níveis de confiança, satisfação e lealdade com seus clientes. Esse tipo de marketing traz ganhos mútuos e manutenção de trocas bem sucedidas, pois compreende um processo que desenvolve e analisa atitudes e ações voltadas para o consumidor. O presente estudo tem como alvo o supermercado Alfa localizado na cidade de Juazeiro do Norte- CE, afim de responder o seguinte problema: como a avaliação da satisfação, confiança e lealdade pelos clientes se relaciona com as ferramentas de marketing de relacionamento utilizadas pela organização? A pesquisa constitui-se em um estudo de caso de natureza descritiva e caráter quali-quantitativo. Na análise dos resultados, percebeu-se que os níveis de satisfação, confiança e lealdade terão melhores resultados quando houver à implantação do marketing de relacionamento, ou seja, a empresa estiver centrada no profundo conhecimento do seu cliente.