A ansiedade é uma condição que pode causar sofrimento e prejuízo funcional à vida
da criança; por isso, buscou-se fazer uma leitura sobre o conceito de ansiedade,
segundo o DSM-5, vista enquanto uma emoção e um transtorno que gera perdas
significativas para a criança; e a efetividade das intervenções da Terapia CognitivoComportamental (TCC) no tratamento psicoterapêutico para a ansiedade infantil.
Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal analisar as
contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o tratamento clínico
de crianças com ansiedade. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa exploratória,
tendo como paradigma a abordagem qualitativa. Também foi consultado materiais
científicos já publicados e a concepção do que outros autores apresentam sobre a
temática. Pôde-se observar, ao fim do estudo, o quão importante é o estudo dos
pensamentos, emoções e comportamentos para lidar com as situações que geram
ansiedade, bem como a eficácia da TCC, por meio das técnicas e instrumentos que
logram resultados positivos na construção e desenvolvimento de habilidades para a
criança, destacando a importância do trabalho do terapeuta em conjunto com a
família, a escola e todos os contextos em que a criança está inserida.