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CONSIDERAÇÕES CLÍNICAS SOBRE A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM CRIANÇAS COM ANSIEDADE

Luana Siqueira Tavares de Luna

Izabela Alves de Oliveira Bezerra

Psicologia

2022

crianças; ansiedade; Terapia Cognitivo-Comportamental.

A ansiedade é uma condição que pode causar sofrimento e prejuízo funcional à vida da criança; por isso, buscou-se fazer uma leitura sobre o conceito de ansiedade, segundo o DSM-5, vista enquanto uma emoção e um transtorno que gera perdas significativas para a criança; e a efetividade das intervenções da Terapia CognitivoComportamental (TCC) no tratamento psicoterapêutico para a ansiedade infantil. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal analisar as contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o tratamento clínico de crianças com ansiedade. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa exploratória, tendo como paradigma a abordagem qualitativa. Também foi consultado materiais científicos já publicados e a concepção do que outros autores apresentam sobre a temática. Pôde-se observar, ao fim do estudo, o quão importante é o estudo dos pensamentos, emoções e comportamentos para lidar com as situações que geram ansiedade, bem como a eficácia da TCC, por meio das técnicas e instrumentos que logram resultados positivos na construção e desenvolvimento de habilidades para a criança, destacando a importância do trabalho do terapeuta em conjunto com a família, a escola e todos os contextos em que a criança está inserida.