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AUTISMO SOB AÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2011-2021

Francisca Lívia da Silva

José Alves de Souza Filho

Psicologia

2022

Psicologia Escolar e Educacional; Intervenções; Crianças; Transtorno do Espectro Autista; Educação inclusiva

A presente monografia, aponta como temáticas as intervenções realizadas pela Psicologia Escolar e Educacional no contexto escolar, no que refere-se à educação inclusiva de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. A lei 12.764 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Autista, a qual regulamenta o direito ao acesso à escola de ensino regular para crianças com TEA. Fundamenta-se sob uma concepção da teoria da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. Tem como objetivo geral a análise das intervenções de Psicólogos Escolares e Educacionais no processo de escolarização de alunos autistas. É uma pesquisa bibliográfica, através da metodologia de uma revisão sistemática da literatura, norteada pelo método PRISMA, de caráter exploratório. O qual foi realizado por meio do Periódico Capes (PPC), com a utilização de critérios de seleção e posteriormente o processo de exclusão, levando em consideração a seguinte indagação: este artigo faz referência ao Transtorno do Espectro Autista e Psicologia Escolar Educacional? Para posteriormente realizar a análise dos dados obtidos. Obteve-se como resultados que o psicólogo escolar e educacional atua no processo de escolarização de crianças autista na escola inclusiva de modo a favorecer o desenvolvimento cognitivo e social, a partir de uma variada perspectiva teórica-metodológica, de estratégias, técnicas, instrumentos, escuta, observações e mediações entre os agentes educacionais de modo a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento de uma educação inclusiva que assegure os direito e o respeito às diferenças. Conclui-se, a partir do levantamento realizado, que há uma escassez de pesquisas voltadas para essa temática trabalhada, o que torna relevante a construção de uma prática efetiva de pesquisas e publicações voltadas para as intervenções da psicologia escolar e educacional sob o aspecto da criança autista na escola de ensino regular.