A presente monografia, aponta como temáticas as intervenções realizadas pela Psicologia
Escolar e Educacional no contexto escolar, no que refere-se à educação inclusiva de crianças
com Transtorno do Espectro Autista - TEA. A lei 12.764 instituiu a Política Nacional de
Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Autista, a qual regulamenta o direito ao
acesso à escola de ensino regular para crianças com TEA. Fundamenta-se sob uma concepção
da teoria da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. Tem como objetivo geral a análise das
intervenções de Psicólogos Escolares e Educacionais no processo de escolarização de alunos
autistas. É uma pesquisa bibliográfica, através da metodologia de uma revisão sistemática da
literatura, norteada pelo método PRISMA, de caráter exploratório. O qual foi realizado por
meio do Periódico Capes (PPC), com a utilização de critérios de seleção e posteriormente o
processo de exclusão, levando em consideração a seguinte indagação: este artigo faz
referência ao Transtorno do Espectro Autista e Psicologia Escolar Educacional? Para
posteriormente realizar a análise dos dados obtidos. Obteve-se como resultados que o
psicólogo escolar e educacional atua no processo de escolarização de crianças autista na
escola inclusiva de modo a favorecer o desenvolvimento cognitivo e social, a partir de uma
variada perspectiva teórica-metodológica, de estratégias, técnicas, instrumentos, escuta,
observações e mediações entre os agentes educacionais de modo a contribuir para o processo
de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento de uma educação inclusiva que
assegure os direito e o respeito às diferenças. Conclui-se, a partir do levantamento realizado,
que há uma escassez de pesquisas voltadas para essa temática trabalhada, o que torna
relevante a construção de uma prática efetiva de pesquisas e publicações voltadas para as
intervenções da psicologia escolar e educacional sob o aspecto da criança autista na escola de
ensino regular.