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A REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE INFRATOR: ANÁLISE DA PRÁTICA DO (A) PSICÓLOGO(A).

Mariana Marta de Amorim Araujo

Orlando Júnior Viana Macedo

Psicologia

2022

Reintegração Social; Adolescentes; Medida socioeducativa; Psicólogo

Diante do cenário atual vivenciado, de uma sociedade relativamente caótica, diversos são os fatores que podem levar crianças, adolescentes e jovens a cometerem atos que vão contra a lei, sendo estes ligados a condições financeiras, um núcleo familiar desestruturado, situação habitacional precária, difícil acesso à educação, dentre outros. Nesse contexto, o processo de reinserção dos jovens na sociedade não é algo fácil, tendo em vista o conjunto de questões que estão ao seu entorno, como o preconceito por parte da própria sociedade, que passa a ver esses jovens de outra forma. Além destes tem-se também os conflitos internos vivenciados por parte dos próprios jovens. O presente trabalho monográfico busca analisar a relação existente entre a Psicologia e a reintegração desses adolescentes na sociedade. Isto posto a pesquisa tem-se como objetivo geral, analisar a atuação de profissionais de Psicologia junto aos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. Para tanto, fez-se preciso dividir a monografia em três capítulos, cujo primeiro tratou de conceituar o adolescente infrator, bem como tratar de uma caracterização as medidas socioeducativas. O segundo capítulo traçou a abordagem metodológica do trabalho, caracterizando o mesmo como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, realizada através de artigos científicos baseados no tema em questão, artigos estes encontrados em pesquisas em sites como a base de dados Scielo. Alcançou-se como resultado o entendimento da relevância da função do psicólogo no processo de reintegração dos adolescentes infratores, ligada à necessidade de realizar pesquisas sobre o cotidiano das unidades a fim de extrair elementos que contribuam para uma transformação necessária na prática socioeducativa. Com a realização do trabalho, se concluiu que a atuação do psicólogo no que tange a relação com o adolescente infrator, vai muito além de acompanhalo durante o tempo de pena, mas de lhe preparar para voltar ao convívio social sem que apresente riscos para a sociedade.