Diante do cenário atual vivenciado, de uma sociedade relativamente caótica, diversos são os
fatores que podem levar crianças, adolescentes e jovens a cometerem atos que vão contra a
lei, sendo estes ligados a condições financeiras, um núcleo familiar desestruturado, situação
habitacional precária, difícil acesso à educação, dentre outros. Nesse contexto, o processo
de reinserção dos jovens na sociedade não é algo fácil, tendo em vista o conjunto de
questões que estão ao seu entorno, como o preconceito por parte da própria sociedade, que
passa a ver esses jovens de outra forma. Além destes tem-se também os conflitos internos
vivenciados por parte dos próprios jovens. O presente trabalho monográfico busca analisar
a relação existente entre a Psicologia e a reintegração desses adolescentes na sociedade. Isto
posto a pesquisa tem-se como objetivo geral, analisar a atuação de profissionais de
Psicologia junto aos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de
semiliberdade. Para tanto, fez-se preciso dividir a monografia em três capítulos, cujo
primeiro tratou de conceituar o adolescente infrator, bem como tratar de uma caracterização
as medidas socioeducativas. O segundo capítulo traçou a abordagem metodológica do
trabalho, caracterizando o mesmo como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo,
realizada através de artigos científicos baseados no tema em questão, artigos estes
encontrados em pesquisas em sites como a base de dados Scielo. Alcançou-se como
resultado o entendimento da relevância da função do psicólogo no processo de reintegração
dos adolescentes infratores, ligada à necessidade de realizar pesquisas sobre o cotidiano das
unidades a fim de extrair elementos que contribuam para uma transformação necessária na
prática socioeducativa. Com a realização do trabalho, se concluiu que a atuação do
psicólogo no que tange a relação com o adolescente infrator, vai muito além de acompanhalo durante o tempo de pena, mas de lhe preparar para voltar ao convívio social sem que
apresente riscos para a sociedade.