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PLANO DE NEGÓCIO PARA AVALIAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE CRÉDITO CONSIGNADO NA CIDADE DE SANTANA DO CARIRI - CE

Mateus Batista Araujo

Piedley Macedo Saraiva

Administração

2020

PLANO DE NEGÓCIO PARA AVALIAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE CRÉDITO CONSIGNADO NA CIDADE DE SANTANA DO CARIRI - CE

O trabalho a seguir trata-se do plano de negócio de uma empresa do setor financeiro, mais precisamente de crédito consignado com foco no público de aposentados e pensionistas, que será implantada na cidade de Santana do CaririCE. Neste planejamento foram realizadas análises visando identificar as barreiras de entrada, o mercado e as possíveis adversidades que poderão ser ocasionadas no decorrer do processo de constituir a abertura de uma empresa neste segmento e abordar táticas administrativas que garantam a excelente gestão desta empresa que atuará na prestação de serviços bancários como correspondente e comercialização de crédito. E desde meados de 2003, o empréstimo consignado fora formalmente introduzido no Brasil, através do primeiro governo de Luís Inácio Lula da Silva, com o intuito de desvincular os empréstimos das altas taxas de juros, uma vez que isso era causado devido ao alto risco avaliado pelas instituições financeiras na época por não possuírem garantias que evitassem calotes ou perca de valores. Surgindo assim, o empréstimo consignado sancionado pelo então ministro Antônio Palocci, o que possibilitou milhões de brasileiros aderirem crédito com taxas mais reduzidas quando comparadas com os empréstimos pessoais, algo que aqueceu bastante a economia e permanece como um dos produtos mais lucrativos as instituições financeiras (SURGIU, 2014). Com base no histórico de lucratividade deste segmento e previsões positivas de mercado para os próximos anos, como anunciado por principais nomes de órgãos financeiros, tais como Carlos Viana, presidente do Banco Central, a perspectiva e ansiedade para abocanhar uma fatia do mercado de crédito atualmente é algo bastante notável, uma vez que, por diversas vezes mesmo com crises, o mercado se manteve em crescimento, além do risco quase irrisório de perder seu investimento no segmento sem ter sequer nenhum retorno (EXAME, 2020).