Apesar do cenário ainda incerto, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) avalia que a economia mundial levará anos para se recuperar do impacto
da pandemia usada pelo novo coronavírus. Segundo o secretário-geral da entidade, Angel
Gurría, quase todas as grandes economias do mundo entrarão em recessão nos próximos meses
e sofrerão com a queda econômica por pelo menos dois trimestres consecutivos.
Devido a globalização, o novo coronavírus se espalhou rapidamente entre inúmeros
países do mundo. Como, aparentemente, a principal forma de contágio acontece por meio de
contato com pessoas infectadas ou por meio de qualquer tipo de superfície contaminada, mais
da metade da população mundial (52%) encontra-se atualmente em regime de isolamento
social, que de certa forma esse isolamento possui inúmeras consequências econômicas, sociais
e para o setor da saúde. Certamente, em um primeiro momento, a demanda por exames
aumentará exponencialmente para as instituições que oferecerem o teste para a covid-19.
Mas, é preciso ter em mente que, de forma geral, a população continua adoecendo e
que as pessoas com doenças crônicas, por exemplo, não deixarão de portar suas respectivas
enfermidades. Desta forma, continuarão necessitando realizar exames e demandando aos
laboratórios esta tarefa. A grande questão é assimilar como atender a este novo formato de
coletas e como se adaptar a essa nova realidade de procedimentos. Dado este cenário,
atualmente o setor laboratorial registra uma queda de atendimentos superior a 70% e, e com
isso o aumento do serviço domiciliar já pode ser observado como um dos principais efeitos.
O novo coronavírus já se tornou responsável pela maior crise global desde a Segunda
Guerra Mundial. A notável mudança no cenário econômico no mundo inclusive no Brasil é
um dos grandes fatores para a utilização e aperfeiçoamento do planejamento de marketing
para melhoria das empresas.
Com avanço tecnológico e o aumento da facilidade de informação, o paciente/cliente
está cada vez mais exigente, principalmente quando se trata de saúde. As empresas necessitam
criar uma sistemática que possibilita hierarquizar objetivos relacionados ao melhor tratamento
conforme as necessidades do seu cliente, juntamente com a melhora da utilização de recursos
financeiros para crescer com competitividade, segurança e, sobretudo inovação.