O presente trabalho de conclusão de curso proposto teve por objetivo desenvolver
uma análise sobre a empatia com crianças no estágio pré-operatório. Partiu-se do
pressuposto de como a empatia é um componente essencial para o progresso de
competências interpessoais e melhora a qualidade das relações na fase pré-
operatória da criança. Um dos elementos-chave na discussão é como a empatia
torna-se um fator significativo na proteção de problemas emocionais e
comportamentais na fase infantil. A metodologia desse trabalho foi traçada,
estabelecendo uma discussão literária, através de uma bibliografia exploratória, uma
vez que, tem por meta, manter uma proximidade com a realidade analisada com a
finalidade de torná-la mais evidente, clara e transparente, a fim de que se tenha as
condições de se elaborar hipóteses, para realização do trabalho foi utilizado como
técnica de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, constituído principalmente de
livros, artigos científicos disponíveis em plataformas online, como, Google
Acadêmico, Scientific Electronic Library Online - SciELO. Chegando a concluir como
os fatores internos e externos influenciam diretamente no desenvolvimento infantil,
pensando também, na influência parental das relações entre pais e filhos. Quanto
aos resultados, a pesquisa demonstrou que a empatia é uma ferramenta mediadora
de sua realização e se constitui como uma potencial ferramenta no desenvolvimento
infantil, a partir do segundo estágio pré-operatório. Outro desfecho final do trabalho
são as contribuições de forma positiva para o futuro da criança que desenvolve
empatia em suas experiências cotidianas.