O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por
alterações na capacidade de um indivíduo controlar seu comportamento, atenção,
controle e inibição dos impulsos e atividade excessiva. Além do tratamento
psicofarmacológico, reconhecido cientificamente como eficaz, a Terapia
Cognitivo-Comportamental (TCC) tem sido estudada como estratégia terapêutica
válida para o tratamento do TDAH. Este estudo tem o objetivo de avaliar os
benefícios da integração da TCC com a reabilitação neuropsicológica no tratamento
do TDAH. Para tanto, foi realizada revisão de literatura a partir de artigos
disponíveis nas bases de dados Scielo, Pubmed, PePSIC e Google Acadêmico,
culminando em uma análise voltada para o entendimento das características do
transtorno, os seus aspectos cognitivos e neuropsicológicos e suas abordagens
terapêuticas. A partir da revisão dos trabalhos foi possível reconhecer a importância
do estudo do TDAH frente às consequências que o transtorno causa na qualidade
de vida dos indivíduos em sua vida acadêmica, nos relacionamentos familiares e
amorosos, vida social e laboral. Para traçar estratégias terapêuticas eficazes é
necessário considerar os processos neuropsicológicos como possíveis alvos de
intervenção, além de conhecer os tratamentos disponíveis atualmente para o
transtorno a fim de fomentar uma aplicação assertiva e que promova resultados
satisfatórios. Nesse contexto, é necessário que sejam realizados novos estudos
sobre o tema com o objetivo de enriquecer o escopo científico e fornecer dados
sobre os efeitos a longo prazo na qualidade de vida de pacientes que têm TDAH e
que foram submetidos à terapia cognitivo-comportamental.