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PSICOLOGIA ESCOLAR E ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Jaine de Freitas Sampaio

Leonil Nunes do Prado Junior

Psicologia

2022

Psicologia escolar; Ensino Médio Técnico; Adolescência e Juventude.

A escola exerce função central na rotina dos jovens, oferecendo a chance de obter
conhecimentos, aprender novas habilidades, explorar competências e estabelecer relações
sociais. O ciclo de ensino para a juventude no Brasil pode ser ofertado em diferentes
modalidades, dentre elas a educação profissional. Esse tipo de direcionamento educacional,
está em estágio de expansão nacional, consolidando-se e mostrando-se cada vez mais
presentes na realidade brasileira. É nesse âmbito que se insere a Psicologia Escolar. Desse
modo, a pergunta que embasa a pesquisa é: como a Psicologia Escolar pode colaborar na
produção e construção de conhecimentos no âmbito da educação profissional? A presente
monografia tem como objetivo principal explorar as possibilidades de atuação da Psicologia
Escolar, além de discutir o modelo das escolas de ensino médio da rede de educação
profissional. Para atender aos objetivos propostos, buscou-se realizar uma pesquisa de caráter
qualitativa e exploratória, possuindo como técnica de construção de dados a pesquisa
bibliográfica através da revisão integrativa. Utiliza-se como fontes de dados de pesquisa,
livros, artigos, dissertações e teses, manuais, código de leis brasileiras e documentos
ministeriais. Para a construção dos resultados da pesquisa, realizou-se uma análise de 18
arquivos, emergindo desta as categorias de estudo: 1) Realidades encontradas na atuação da
Psicologia escolar na educação profissionalizante; 2) Educação Profissional e tecnológica e o
mundo do trabalho; 3) Abandono escolar no ensino médio profissionalizante. As intensas
reformas educacionais, permeiam por dimensões de desigualdades sociais e dualidade, com
motivações para o abandono que perpassam toda uma estrutura social e educacional. Sendo
assim, a Psicologia pode contribuir na conscientização do meio escolar, facilitação de um
ambiente mais democrático e com reais comunicações efetivas entre os seus membros
participativos. O tornar-se psicólogo da rede profissional permeia por quebras de paradigmas
e fronteiras institucionais. A Psicologia possui compromisso social com classes populares,
educação democrática e com discussões políticas. No entanto, a área educacional é um campo
ainda pouco explorado a nível acadêmico e de atuação. Quando esses profissionais são
inseridos nesse âmbito, são pegos pela falta de experiência e pela ausência de conhecimentos,
podendo assim cair no exercício de trabalho reparativo e reducionista, com foco meramente
nos atendimentos individuais, totalmente descontextualizados e marcados com estereótipos
voltados somente à saúde mental.