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ANÁLISE DA ROTULAGEM DE PÃES INTEGRAIS COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE ASSARÉ, CEARÁ

Maria Vitória Antunes Moura

Ana Cibele Pereira Sousa

Nutrição

2022

Rotulagem nutricional. Pão integral. Legislação de alimentos.

A rotulagem de produtos alimentícios é a forma mais útil e eficaz para informar
sobre a origem do produto produzido na ausência do consumidor. Com isso, é
de suma importância que a rotulagem nutricional siga normas e parâmetros pré-
estabelecidos por órgãos legais para serem comercializadas e chegarem aos
consumidores com informações reais. A utilização de informações falsas nas
embalagens dos produtos alimentícios, podem acarretar sérios prejuízos
nutricionais e financeiros para os consumidores. Por isso, este estudo
objetivou: Analisar a rotulagem nutricional de pães de forma integral
comercializados na cidade de Assaré - CE, averiguando se as informações
contidas nas embalagens condizem com os alimentos oferecidos nos
supermercados. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva
observacional, que foi realizada nos meses de agosto a setembro de 2022 com
a observação de rótulos, onde foram visitados estabelecimentos comerciais de
maior porte localizados na zona urbana da cidade de Assaré-(CE). Analisou-se
14 marcas, onde os nomes das marcas não foram identificados, a fim de
preservar as empresas, desse modo, foram identificadas como A, B, C, D, E, F,
G, H, I, J, K, L, M e N. Resultados e Discussão: Com os resultados verificou-
se irregularidades relacionadas às legislações brasileiras vigentes. Todas as
categorias analisadas apresentaram alto índice de rótulos não conformes, das
14 marcas de pães integrais analisadas a maior porcentagem de adequação foi
89,47%. Quanto apresentar a farinha de trigo integral como primeiro ingrediente,
somente 50% (n=7) das marcas analisadas estavam conforme a legislação RDC
Nº 90/2000. Portanto se faz necessária uma maior fiscalização dos órgãos
competentes na melhoria das legislações e obrigatoriedade de atendê-las no
rótulo do pão de forma integral, para que haja prevenção e a promoção à saúde
dos consumidores.