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APLICABILIDADE DE METODOLOGIA ATIVA COMO INTERVENÇÃO EDUCACIONAL INOVADORA NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Ione de Sousa Pereira

yterfania soares feitosa

Enfermagem

2023

Lesão por pressão. Educação Permanente em Saúde. Metodologias Ativas.

Considerando as lesões por pressão como um indicador de saúde que reflete a assistência de enfermagem empregada, faz-se necessário lançar diferentes abordagens educacionais a fim de trabalhar as seguintes competências: conhecimento científico, habilidade técnica e principalmente atitudinal e com isso, favorecer melhora na assistência em saúde, impactando na redução da incidência de LPs e, consequentemente em um menor tempo de permanência na instituição de saúde bem como redução de gastos. Neste cenário, é de extrema importância que haja o desenvolvimento e aprimoramento de novas estratégias de educação permanente dentro das instituições, que devem ser aplicadas de forma contínua e efetiva, considerando a participação ativa dos profissionais envolvidos, a fim de identificar os reais problemas vivenciados na prevenção de LP e a partir da problemática oferecer ferramentas aos gestores para minimizar esses eventos adversos. Objetificou-se avaliar a aplicabilidade das recomendações de prevenção de lesões por pressão a partir de uma intervenção inovadora utilizando metodologia ativa. Trata-se de um estudo que seguiu o método de pesquisa-ação, realizado com os profissionais de enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Cariri (HRC) e que foi desenvolvido seguindo quatro etapas correlacionadas. Na primeira realizou-se o levantamento das sugestões de intervenções feitas pelos colaboradores que foram obtidas em treinamento prévio a partir do preenchimento do plano de ação pelos mesmos. Posteriormente as sugestões foram agrupadas e serviram como base para uma busca na literatura acerca das metodologias ativas e inovadoras utilizadas em treinamentos voltados para atividades de educação permanente em saúde, em que foi selecionado o jogo escape room como estratégia educativa. Na terceira etapa foi aplicado o escape room abordando a temática de estratégias de prevenção de LP. Na última etapa foram realizadas auditorias durante três meses, a fim de averiguar o impacto da atividade na adesão ao protocolo institucional de mudança de decúbito. O desenvolvimento do estudo obteve resultado satisfatório no que tange a evidenciar a aplicabilidade de metodologias ativas e dinâmicas para a prevenção de LP e melhoria da adesão de protocolos institucionais, além disso, apontou o quão relevante é a constância na realização de atividades educativas, bem como o engajamento dos gestores e colaboradores para obtenção de resultados positivos na redução do indicador de LP.