O acolhimento dentro das unidades de saúde precisa adotar estratégias que visem atender as
reais necessidades dos usuários, desenvolvendo atividades efetivas e direcionadas a garantia do
acesso aos serviços de forma humanizada. Diante do exposto, surgiu o interesse em entender a
percepção dos usuários no que tange ao atendimento ofertado por um serviço especializado em
infectologia e os principais fatores que interferem negativamente na procura por estes serviços.
Desta forma, percebe-se a importância de identificar os fatores que interferem na busca pela
realização de testes rápidos no serviço especializado, principalmente, relacionados a mitos e
tabus sobre a testagem e a abordagem da equipe de atendimento. Nesta perspectiva,
considerando a relevância do diagnóstico precoce das ISTs e a magnitude dos dados no cenário
da saúde pública, a identificação de fatores impeditivos ou facilitadores para a realização das
testagens, podem implicar no aperfeiçoamento do atendimento por parte dos profissionais de
saúde, bem como na ampliação dos diagnósticos que demonstrará o real cenário
epidemiológico. Perante o exposto, faz-se necessário discutir a percepção dos usuários acerca
do atendimento ofertado por um serviço especializado no tratamento e diagnóstico das
ISTs/HIV/AIDS na região metropolitana do Cariri. Trata-se de um estudo descritivo com
abordagem qualitativa, no qual, realizou-se uma pesquisa a respeito da percepção de usuários
sobre o atendimento ofertado em um serviço especializado em infectologia na região
metropolitana do Cariri. Espera-se que este estudo possa contribuir através da reflexão do
atendimento humanizado, das complexidades e individualidades de cada paciente assistido a
fim de proporcionar melhorias no atendimento desenvolvido pelos profissionais e
consequentemente um acolhimento seguro, ético, e que também contribuam na eliminação dos
estigmas ainda presentes culturalmente na sociedade.