A pandemia de COVID-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de
março de 2020, provocou uma crise sem precedentes, seja do ponto de vista comportamental,
sanitário ou econômico. Essas mudanças sociais apresentaram, naturalmente, incontáveis
implicações nos hábitos dos consumidores. Diante disto, realizou-se uma investigação
objetivando identificar os efeitos advindos da pandemia acometida pelo COVID-19 nas
relações obrigacionais de consumo de uma forma geral, especialmente no comércio
eletrônico. Para tanto, utilizou-se do método de abordagem dedutivo, método de
procedimento monográfico e técnica de pesquisa bibliográfica. A chegada da COVID-19
(coronavirus) mudou toda rotina mundial, gerando grandes alterações e impactos nas relações
de trabalho, mudanças sociais, planejamento de eventos, viagens, cursos, mas principalmente,
nas relações de consumo. No que tange à questão setorial, cabe notar que alguns ramos de
atividades foram mais severamente afetados que outros, tendo inclusive como consequência o
fechamento quase completo de suas atividades. Além do mais, trouxe muitas incertezas e
impactou o mercado de produtos de consumo em todo o mundo, provocando também
uma mudança de hábito nos consumidores, que ficaram mais cautelosos durante as compras.
Como forma de prevenção, muitas pessoas evitaram as lojas físicas e se voltaram cada vez
mais para o e-commerce a fim de comprar alimentos, remédios e outros produtos. Dessa
forma, chegou-se à conclusão que as principais mudanças no comportamento do consumidor
durante a pandemia foram às compras virtuais fazendo com que a adoção do e-commerce
passasse a ser mais difundida entre a população com acesso à internet.