A presente pesquisa foi realizada a partir de um acervo bibliográfico com foco no
Transtono do Espectro Autista (TEA). Tendo como objetivo analisar a legislação ao
proteger as crianças portadoras de TEA no âmbito da saúde e educação. Para tanto,
metodologicamente usou-se o método de abordagem dedutivo vez que, a análise das
informações aqui presentes nos levam a uma conclusão. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, com um metodo de procedimento auxiliar histórico. Dispondo ainda, de
pesquisa bibliográfica para a demonstração e comprovação do que se questiona sobre
a ineficácia das leis ao proteger e incluir as pessoas portadoras de TEA. E por fim,
usou-se a técinica de pesquisa da documentação indireta. Os resultados da pesquisa
nos revelaram a existência de legislações que protegem e defendem os direitos das
pessoas com TEA, mas, que não são efetivadas em sua amplitude o que as tornam
ineficazes, e faz surgir inúmeras desvantagens sociais, dentre as quais: A falta de uma
equipe multidisciplinar, a incersão no ambito escolar na rede regular de ensino e afins.