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APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE NA INEXIGIBILIDADE DE LICITAR PARA CONTRATAÇÃO DO PODER PÚBLICO

Vanderley Gonçalves Firmo

Jeronimo Freire dos Santos Junior

Direito

2016

Licitação. Inexigibilidade. Princípios.

O presente trabalho foi consubstanciado a partir da realização de um grande estudo estabelecido sobre a própria questão da aplicabilidade do princípio da inexigibilidade de licitar para a contratação do Poder Público. Nesse contexto, inicialmente, foi abordado sobre os princípios nos quais norteiam a própria licitação, sendo evidenciados cada um deles, como o princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, probidade administrativa, instrumento convocatório, julgamento objetivo, publicidade, eficiência, razoabilidade e proporcionalidade. Logo em seguida, foram apresentados os principais aspectos atinentes a própria licitação, como é o caso do seu conceito e natureza jurídica, bem como também as modalidades de licitação e as fases nas quais são estabelecidas para todo procedimento licitatório. Portanto, no último capítulo foi tratado sobre a inexigibilidade de licitação e a devida aplicabilidade do princípio da publicidade, sendo demonstrada as modalidades de inexigibilidade de licitação e a aplicação do princípio da publicidade dentro dessas modalidades. Nesse aspecto, o objetivo principal desse trabalho é justamente evidenciar sobre a aplicação do princípio da publicidade dentro da própria inexigibilidade de licitar. Com isso, foi primordial a utilização da metodologia, principalmente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva, e o método dedutivo. Dessa maneira, é possível concluir que, apesar da Administração Pública gozar em alguns casos da inexigibilidade de realizar a licitação, todo o seu procedimento administrativo será realizado em observância ao princípio da publicidade.