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DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A INCLUSÃO NO DISTRITO DO ARAJARA/BARBALHA-CE

Phillip Davi Ferreira Santana

Cesar Augusto Cusin

Direito

2021

Direito à Educação Inclusiva; Direitos das Pessoas com Deficiência; Direitos da Criança e do Adolescente

Este trabalho tem como intuito analisar as leis e normas referentes ao direito à Educação Inclusiva, internacional e nacional, desde um contexto histórico, até o presente momento com o enfoque principal na aplicação das normas na prática, no distrito do Arajara, Barbalha-CE. No princípio é analisado a trajetória histórica das pessoas com deficiência, suas normas e acessibilidade ao longo da evolução humana, posteriormente é analisado a normativa legal brasileira e as influências a qual as leis internacionais tiveram no Brasil, até a sua consolidação no presente momento. Com essas informações é possível analisar os dados colhidos em visitas a Escola de Ensino Fundamental, Antônio Costa Sampaio, e conversas realizadas com os funcionários da mesma, averiguar se as normas legais estão sendo postas em práticas, desde a condição das salas de aula e escola como todo, como investimento em equipamentos de ensino adequado e a real condição do ensino especializado em escolas públicas na zona rural bem como a acessibilidade e inclusão social.