O objeto de trabalho desta pesquisa tem como escopo principal o estudo da
modalidade de educação conhecida como “educação domiciliar” (homeschooling) no
Brasil, debruçando-se em uma coletânea de produções acadêmicas específicas sobre
o tema. Quanto a metodologia utilizada para a produção da referida pesquisa, foi-se
utilizado o método de abordagem qualitativo, tendo que em vista que a análise dos
dados ela foi realizada por meio da interpretação, da compreensão e do detalhamento
desses dados coletados e de uma análise subjetiva do tema em questão. Além disso,
o método de procedimento foi o método dedutivo, tendo em vista que o assunto foi
tratado a partir de premissas abertas e gerais para se buscar entender, de forma
específica, os aspectos jurídicos da real situação jurídica das famílias que praticam o
homeschooling. E, por fim, a técnica de pesquisa utilizada foi a técnica de pesquisa
bibliográfica, já que o trabalho foi constituído a partir da leitura de livros, dissertações,
julgados, notícias e legislações a respeito do tema. Quanto à divisão dos capítulos, o
primeiro capítulo cuidou de tratar a respeito do contexto histórico que proporcionou o
desenvolvimento e a evolução no tratamento conferido às crianças e aos
adolescentes, desde a Antiguidade Clássica, no âmbito internacional, até a
promulgação da Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, no contexto
brasileiro. Em sequência, o segundo capítulo discorreu a respeito da educação
domiciliar propriamente dita, explorando o seu conceito, alcance, perfil e as razões
pelas quais as famílias optam por educar fora do estabelecimento escolar. Já o
terceiro capítulo abordou a compatibilidade do referido instituto com a legislação
brasileira vigente, mediante a análise de alguns casos simbólicos e relevantes a
respeito do tema e do estudo do Recurso Extraordinário nº 888.815/2015-RS, por meio
do qual o Supremo Tribunal Federal julgou a constitucionalidade da matéria. Em
conclusão, nota-se que em breve a matéria será discutida e aprovada no âmbito do
Poder Legislativo, de forma a legitimar tal prática no âmbito legal e trazer diretrizes
para sua concretização.