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A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA EM PROL DO CONSUMO CONSCIENTE

Ramon Rodrigues Silva

Alex Silva Gonçalves

Direito

2021

cidadania; comunidade; consumo consciente; marketing; políticas públicas.

O trabalho monográfico pretendeu analisar a relação entre consumo, meio ambiente e participação da comunidade na formação de consumo consciente. Para tanto, utilizou-se do método de abordagem hipotético-dedutivo, do método de procedimento histórico-crítico e da técnica de pesquisa bibliográfica. A atual sociedade de consumo adota padrões bastante diferenciados se comparados ao estudo de sua origem histórica. A evolução dos meios de comunicação e políticas de marketing impulsionaram os consumidores a práticas consumistas principalmente por meio das obsolescências programada e perceptiva. O contemporâneo comportamento consumista do consumidor é concretizado para o atendimento das políticas de mercado, causando diversos impactos de ordem ambiental. Nesse sentido, chegouse à conclusão que se torna imprescindível a participação da comunidade em todas as fases das políticas públicas para que haja o exercício de uma cidadania ativa em prol da formação de uma consciência coletiva dirigida para um consumo consciente, evitando o consumo inconsciente, especialmente por meio da obsolescência perceptiva.